Preparos: 15 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 9 porções
Brasileira
Receita de Chuleta
A bisteca de boi, também conhecida como chuleta, é um corte de carne muito popular no Brasil. Geralmente, para prepará-la, ela é cortada em uma espessura um pouco maior, podendo ser grelhada, assada ou frita. É uma carne suculenta e saborosa, com uma camada de gordura que dá um toque ainda mais especial.
A bisteca de boi é uma carne muito apreciada principalmente por ser fácil de ser encontrada e tem um preço bem tranquilo. Sem contar que ela é uma carne bastante versátil, que pode ser preparada de diversas formas e combinada com diferentes acompanhamentos.
E, apesar de ser um corte bem popular, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como prepará-la de forma correta para que ela fique macia. Por isso, é importante conhecer as técnicas adequadas para que a carne fique no ponto certo e fique muito saborosa.
E sem contar que ela é bastante nutritiva e rica em proteínas, vitaminas e minerais, como ferro e zinco. Por isso, é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada, mas sem deixar o sabor de lado.
Nesta receita, vou te ensinar diferentes técnicas simples e práticas de como preparar chuleta de uma forma deliciosa. Siga o passo a passo e experimente essa delícia em casa ou para preparar para o seus amigos e família no próximo encontro! Vamos lá?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Comece temperando a carne com sal, limão, se você quiser, e temperos de sua preferência - nessa receita, eu utilizei sal grosso moído porque acredito que fica mais saboroso, tomilho em pó, chimichurri e pimenta-do-reino.
- Espalhe bem os temperos por toda a carne e deixe descansar, de preferência na geladeira, por 10 minutos.
- Depois desse tempo, para grelhar a bisteca de boi use uma frigideira grande, de fundo grosso e, de preferência, de ferro.
- Regue o fundo da frigideira com óleo e deixe esquentar bem em fogo alto médio.
- Assim que a panela estiver bem quente, coloque a bisteca e doure de todos os lados até chegar ao ponto desejado - a dica é não ficar virando a carne toda hora, deixe ela dourar até o ponto que você quer e vire com um pegador somente quando estiver pronta. Se utilizar um garfo e ficar virando muito, ela vai soltar muita água e acabar ficando dura.
- Se a sua frigideira for pequena, coloque poucos bifes por vez, mantenha uma distância entre as carnes de, no mínimo, três dedos - se a frigideira ficar muito sobrecarregada, vai acumular muita água e deixar a carne dura também.
- Se você preferir fritar a carne toda de uma vez, coloque bastante óleo o suficiente para cobrir, pelo menos, metade da carne, leve ao fogo médio e aguarde esquentar bem - para facilitar esse passo, coloque um palito de dente e quando ele começar a borbulhar quer dizer que o óleo está quente o suficiente.
- Assim que o óleo estiver quente, pode colocar todos os bifes e certifique-se de que todos eles estão em contato direto com o óleo.
- Espere dourar de um lado, vire e doure do outro até o ponto desejado. Quando estiver pronto, retire em um papel toalha para tirar todo o excesso de óleo.
- Agora, se você preferir fazer na churrasqueira, faça na brasa alta.
- E se quiser fazer na panela de pressão, coloque uma camada de cebola, depois uma camada de bisteca, uma camada de cebola e uma de carne e deixe por 30 minutos após pegar pressão - não precisa colocar água. E se quiser complementar, pode colocar tomate, calabresa, cebola roxa ou o acompanhamento que preferir.
- E, se quiser fazer no forno, doure todos os lados da bisteca rapidamente, coloque em um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por, aproximadamente, 15 minutos, retire do papel alumínio e volte ao forno por mais 15 minutos.
- Em qualquer um dos caminhos apresentados, o ponto fica de acordo com a sua preferência, mas lembre-se que quanto mais grosso o bife, mais tempo leva para cozinhar.
- Sugiro servir com manteiga derretida com alecrim e alho - basta derreter a manteiga na frigideira junto com um ramo de alecrim e alho e regar por cima da carne. Fica uma delícia!
- São muitas opções para você aproveitar uma bisteca de boi maravilhosa! Bom apetite!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 180 diasNotas: Armazenar em potes com tampa, mas para ficar mais saboroso recomendamos fazer na hora.Informação Nutricional
Porção de 85 g
Calorias | 247 kcal |
Gorduras | 15,34 g |
Proteinas | 25,59 g |
Sódio | 320 mg |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar a bisteca de boi!