Preparos: 25 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 4 porções
Brasileira
Receita de Nhoque da Sorte
Você já ouviu falar sobre, nhoque da fortuna? Não é bem uma receita diferente das outras massa de nhoque. O nhoque da fortuna é um tipo de simpatia, um ritual para os supersticiosos. Eu sou do tipo que nem acredita, e nem desacredita, mas se não me machuca, porque não tentar? Ainda mais quando envolve comida, rs.
O nhoque da fortuna é uma tradição que se originou na Itália e que foi trazida para o Brasil por imigrantes italianos. Acredita-se que comer nhoque no dia 29 de cada mês traz sorte e prosperidade financeira.
Mas como fazer? De acordo com a tradição, para garantir a boa sorte, deve-se colocar primeiro 7 nhoques no prato, colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato de nhoque, comer em pé, depois guardar a nota na carteira até o próximo dia 28 e doar para alguém necessitado. Isso irá fazer com que nunca lhe falte nada.
A tradição é muito popular no Brasil e muitas pessoas seguem essa prática todos os meses. Falarei um pouco mais sobre a historia do nhoque da fortuna no final da receita.
Fico pensando, como eu nunca tinha ouvido falar desse tal nhoque da sorte/ nhoque da fortuna? Engraçado é que nem sempre fevereiro, tem 29 dias, rs.
A massa é a mais simples possível e o molho é o de sua preferencia. Hoje irei ensinar um nhoque da fortuna com massa de batata, e com um molho simples de carne moída que todo mundo ama e não tem erro. Mais aqui no site, você encontra varias outras receitas de molhos, inclusive uma dos meus favoritos, o molho pesto.
Lista de Ingredientes da Massa
Modo de Preparo
- Lave bem as batatas, coloque dentro de uma forma e leve ao forno preaquecido a 180°C. Deixe assar até que elas estejam completamente macias. Veja o ponto com um garfo, se ele entrar facilmente, já está no ponto.
- Retire a batata do forno, descasque e amasse bem, se possível usando um espremedor.
- Coloque a batata sobre uma superfície reta, limpa e enfarinhada. Abra um buraco no meio e coloque as gemas, aproximadamente 2 colheres de sopa de farinha de trigo ou outra, o sal a gosto, a pimenta do reino e o tomilho.
- Usando as mãos, misture todos os ingredientes até que tudo fique homogêneo. Não precisa sovar a massa, apenas misturar.
- Transfira para um recipiente e leve para a geladeira enquanto preparamos o molho.
Lista de Ingredientes do Molho
Modo de Preparo
- Descasque e pique a cebola em pequenos cubinhos. Regue uma panela com bastante azeite, adicione a cebola e leve ao fogo baixo. Quando a cebola ficar translucida adicione o alho previamente fatiado.
- Assim que o alho começar a dourar, entre com a carne moída totalmente descongelada, adicione sal, pimenta do reino e o tomilho. Refogue até que ela doure completamente.
- Adicione a passata de tomate, a água ou o creme de leite e as folhas de louro. Acerte o sal se necessário.
- Em fogo baixo deixe cozinhar até começar a ferver. Desligue o fogo e se desejar adicione queijo parmesão fresco ralado.
- Tampe e termine de preparar o nhoque.
Finalização da Receita
- Retire o nhoque da geladeira, enfarinhe uma superfície reta e coloque a massa.
- Pegue uma porção da massa, faça um rolinho de aproximadamente um dedo a um dedo e meio de espessura, e corte divida em pequenos cubinho de 1 cm.
- Ferve uma panela com água e sal e coloque os nhoques, sem sobrepor um ao outro. Não encha a panela.
- O ponto do nhoque cozido é fácil. Quando ele subir, está pronto.
- Retire da panela e junte diretamente com o molho. Sirva em seguida.
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 horaGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 3 mesesAnotações:
Historia do Nhoque da Fortuna
A lenda diz que tudo começou também em um dia 29, durante o século IV. Um santo cristão chamado São Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano a procura de um quente e gostoso prato de comida.
Camuflado de andarilho, Pantaleão bateu na porta de uma das casas pedindo alimento. A família deixou o estranho entrar, mesmo desconfiada do sujeito e tendo pouca quantidade de comida para oferecer. A refeição rendeu exatas 7 unidades de nhoque para cada um dos presentes na mesa. Em troca da gentileza, o santo deixou uma lembrança aos anfitriões. Ao recolher os pratos, a família se deu conta da presença de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.
Após rodar o mundo, a história se transformou no ritual que é celebrado em diversos países. Até hoje, famílias realizam a tradição de colocar moedas ou notas embaixo do prato e comer as sete massas.
Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 202 kcal |
Gorduras | 4 g |
Carboidratos | 38 g |
Proteinas | 4 g |