NaColher / Receitas / Peixes

Sardinha Frita

Preparos: 25 minutos
Preparação: 15 minutos
Rende: 4 porções
Brasileira

Como Fazer Sardinha Frita

Chega de peixe gorduroso, queimado ou com casquinha esfarelenta, veja como fazer sardinha frita deliciosa e crocante. Varie no filé de peixe frito: a sardinha é prática pois você pode comprar na feira, é barata e saborosa. Empanada no trigo ou no fubá, ela fica com uma casquinha crocante por fora e se mantém úmida por dentro. Pode fritinha inteira, com a cauda e tudo, fica linda e deliciosa.

Vamos combinar que a sardinha é um peixe muito versátil e saboroso para comer como petisco por exemplo, ou servir como acompanhamento. Dizem que sardinha é algo que ou você ama ou você odeia, se for assim eu tenho um caso de amor com sardinha, principalmente sardinha frita.

como fazer sardinha frita

Aproveitando a semana santa, hoje vou te ensina como fazer sardinha frita de um jeito bem simples, com direito a casquinha crocante e com opções fáceis para você empanar.

Mas antes de fazer sua sardinha frita, você sabe como identificar uma sardinha? Elas medem até 25 cm de comprimento, tem uma coloração prateada e escamosa, vivem no mar, em águas rasas, em grandes cardumes. Além disso, a sardinha não tem dentes, assim como possui uma barbatana caudal bifurcada e um maxilar curto.

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Com o auxilio de uma faca afiada, raspe as escamas da sardinha - mesmo ela estando limpa, as vezes cobra um pouco. Em seguida lave em água corrente. Retire também as barbatanas, exceto o rabo.raspando as escamas da sardinha com uma faca
  2. Se preferir a sardinha aberta e sem espinha, basta abri-la usando os dedos e puxar a espinha central.
  3. Coloque as sardinhas dentro de um recipiente grande e tempere com limão, sal e pimenta do reino dos dois lados, regue com um pouco de azeite e adicione 3 dente de alho bem amassados e 1 cebola picada extremamente fina como opcional. Misture bem e deixe descansar por 15 minutos.
  4. Leve uma panela ao fogo com óleo o suficiente para cobrir as sardinhas - use uma panela larga de preferencia. Espere aquecer em fogo médio/alto - para saber se o óleo está quente, coloque um palito de dente ou mergulhe um pedaço de uma colher de pau, se borbulhar está pronto.aquecendo o oleo para fritar a sardinha
  5. Enquanto o óleo aquece, coloque em outro recipiente o fubá e passe as sardinhas temperadas empanando completamente sem deixar espaços.
  6. Com o óleo quente, coloque as sardinhas com cuidado e deixe fritar até dourar - não coloque uma sardinha sobre a outra, e se achar necessário para dourar melhor.fritando a sardinha
  7. Retire as sardinhas do óleo transferindo diretamente para um +prato forrado com papel toalha, deixe descansar por 5 minutos e sirva.

Observações e dicas

Para que sua sardinha não fique encharcada de óleo, mantenha o fogo sempre na mesma temperatura - médio ou alto.

PARA EMPANAR: use fubá, farinha de trigo, amido de milho, ou para obter uma casquinha mais grossa faça uma mistura de leite, farinha e ovo

Os temperos para temperar a sardinha são a gosto, mas eu prefiro o basico limão com sal pimenta.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 71

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 g

Calorias263 kcal
Gorduras16 g
Carboidratos4 g
Colesterol131 mg
Proteinas21 g
Godura Saturada1,8 g
Sódio481 mg

Sardinha Frita Simples

video cover play button

Aprenda com a Dona Dirce algumas dicas incríveis para preparar a melhor sardinha frita da sua vida.

Sugestão de Cardápio

Veja algumas receita deliciosas para acompanhar a sua sardinha frita.

2 comentários em “Sardinha Frita

  1. Eu já comi sardinha assim há muito tempo, são 10 delícias😋, só que eu nunca fiz por não saber se dá pra abrir e desossar qualquer sardinha ou se é uma específica. Por favor, alguém pode me informar?
    Muito obrigado

    1. Sim você consegue abrir a sardinha e retirar a espinha central com os espinhos maiores, a sardinha tem um tamanho bom para fazer isso. Eu prefiro fritar a sardinha aberta, pois mesmo retirado a espinha central, a sardinha é um peixe com muitos espinhos nas laterais, fritando ela aberta, você consegue fritar os espinhos diminuindo o risco de engasgar, rs.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *