Preparos: 10 minutos
Preparação: 25 minutos
Rende: 10 porções
Brasileira
Receita de Picanha na Churrasqueira
Hoje você vai aprender, de uma vez por todas, como fazer a melhor picanha na churrasqueira. O corte mais famoso e querido entre os brasileiros. Afinal, podemos combinar que é impossível não amar uma picanha na churrasqueira bem feita, não é mesmo? Ela é extremamente macia e tem um sabor inconfundível.
E já aproveito e trago minha opinião aqui: Eu gosto mesmo é de carne bem mal passada, principalmente se for picanha, porque ao meu ver, a picanha se come assim, caso contrário é melhor nem gastar dinheiro com esse corte de carne (risos).
Uma curiosidade que eu sempre amo comentar durante eventos e churrascos é que a picanha é um corte de carne típico brasileiro, você sabia? E que cada boi produz apenas duas picanhas, que pesam entre 1 e 1,5 kg, até por isso que é um corte um pouco mais caro do que os outros. Ou seja, precisamos fazer jus e assar a picanha na churrasqueira da melhor forma possível.
E, para acompanhar (e aproveitar o carvão), você pode aprender como fazer Cupim na Churrasqueira e deixar assando enquanto faz a picanha. Já ensinei aqui no NaColher e vale muito a pena também!
Então, vamos arregaçar as mangas, chamar os amigos, colocar a cerveja pra gelar e fazer essa deliciosa picanha na churrasqueira!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- A primeira dica dessa receita é que para picanha ficar deliciosa na churrasqueira, além dela ser de ótima qualidade, ela precisa estar com uma camada de gordura na peça toda.
- Então, para começar o preparo, fica a sua escolha de cortar a peça na grossura de fatias de 1 dedo, 2 dedos ou até 3 dedos, pois deste modo fica mais fácil de controlar o ponto ideal da picanha.
- Depois de fatiar a picanha, vamos salgar os pedaços de todos os lados. Para isso, você pode utilizar o sal grosso normal, o sal grosso triturado ou o sal de parrilla - caso escolha usar o sal grosso, é importante bater a carne para retirar o excesso depois de assado. Se estiver fazendo no espeto, o sal grosso fica até mais fácil porque basta bater nas laterais do espeto para retirar o excesso de sal.
- Uma dica que eu dou é aguardar de 3 a 10 minutos antes de colocar a carne com sal na churrasqueira, porque assim a carne fica mais suculenta.
- Então, para colocar o espeto ou a grelha, o braseiro precisa estar bem quente. Coloque a carne e, primeiro, deixe selar de um lado por, aproximadamente, 40 segundos - esse passo vai ajudar a gordura da picanha não ficar pingando.
- Vire a carne para selar do outro lado. Depois, controle a altura da carne para não queimar o exterior e ainda assim cozinhar por dentro.
- O tempo que ela fica na churrasqueira vai depender do ponto que você procura - no meu caso, ela ficou, aproximadamente, 20 minutos rodando na brasa. Para saber o ponto que ela está, é importante lembrar que quanto mais dura, mais passada ela está. Se o fogo crescer muito, evite jogar água no carvão para não subir muito cinza na carne, apenas passe a carne para um lado que não esteja com o fogo alto.
- Assim que estiver no ponto de sua preferência, retire a fatia da churrasqueira, deixe descansar um pouquinho, mais ou menos, 2 minutos e já pode fatiar.
- Agora é só servir e aproveitar essa deliciosa picanha na churrasqueira! Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Armazenar em potes com tampa.Informação Nutricional
Porção de 150 g
Calorias | 487 kcal |
Gorduras | 40,04 g |
Proteinas | 29,59 g |
Como Fazer Picanha na Churrasqueira
Aprenda as melhores dicas de como fazer picanha na churrasqueira com o canal Manual do Churrasqueiro!
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar essa picanha na churrasqueira!