Preparos: 20 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 2 porções
Italiana
Receita de Nhoque de Mandioquinha
Hoje, vou compartilhar com vocês uma receita simples e irresistível de nhoque de mandioquinha, um prato que combina a simplicidade da preparação com o sabor amanteigado e reconfortante da mandioquinha.
O nhoque, originalmente uma especialidade italiana, conquistou o mundo com sua textura macia e sabor delicado. De tão popular, começaram a surgir diferentes tipos, como uma versão especial feita com a mandioquinha, um dos legumes mais saborosos e versáteis que podemos encontrar. Também conhecida como batata-baroa, a mandioquinha é famosa por sua polpa amarela e doce, que dá ao nhoque uma maciez ideal.
O nhoque de mandioquinha é uma fusão perfeita de sabores e tradições, e é frequentemente apreciado em momentos especiais, como festas de família, jantares românticos ou ocasiões festivas.
E você sabia que o nhoque tem uma tradição especial? Muitas pessoas acreditam que comer nhoque no dia 29 de cada mês traz sorte e prosperidade. Essa tradição italiana é conhecida como “Dia do Nhoque da Fortuna” e é uma ótima desculpa para saborear essa receita mais frequentemente!
Então, sem enrolação, vamos ao passo a passo de como fazer nhoque de mandioquinha!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Primeiro, para fazer o purê de mandioquinha que será utilizado para o nhoque, comece descascando a mandioquinha e leve-a para cozinhar bem no vapor ou no forno - evite cozinhá-la submersa na água, pois ela pode pegar muita umidade e vai ser necessário utilizar mais amido de milho, criando o risco de ficar com gosto forte de amido.
- Então, se você não tiver um acessório para cozinhar em vapor, você pode pegar um escorredor e colocá-lo sobre uma panela com diâmetro menor e com um pouco de água, sem deixar encostar no escorredor. Coloque as mandioquinhas descascadas no escorredor, tampe e ligue o fogo.
- Assim que as mandioquinhas estiverem bem moles, amasse com um amassador manual ou passe por uma peneira para não ficar nenhum pedaço na massa - evite utilizar triturador ou liquidificador, pois não fica tão gostoso.
- Depois, adicione aos poucos o amido de milho - eu utilizei duas colheres de sopa somente - a gema e misture bem até ficar uma massa homogênea - a dica que eu dou também é deixar a mandioquinha amassada esfriar um pouco antes desse passo, pois quanto mais fria, menos amido será necessário.
- Passe a massa para uma bancada polvilhada com farinha de trigo e mexa um pouco somente até ela ficar lisa e modelável, sem estar muito mole.
- Pegue pedaços da massa e faça cobrinhas da largura que você preferir o seu nhoque e depois corte os pedacinhos de nhoque do tamanho que quiser - eu também gosto de apertar levemente com um garfo para deixar um formato mais bonito, mas é opcional.
- Com os nhoques todos cortados, leve-os para uma panela com água fervendo e um pouco de sal. Assim que eles começarem a boiar, retire-os em um refratário para escorrer a água.
- Por fim, em uma frigideira, adicione a manteiga, o dente de alho e temperos a gosto. Adicione os nhoques e deixe-os dourar e pegar todo o aroma da manteiga com ervas - se você preferir, também pode servir com molhos de sua preferência.
- E está pronto um delicioso nhoque de mandioquinha! Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Armazenar em potes com tampa. Se for congelar, congele antes de cozinhá-los em sacos plásticos ou potes com tampa.Informação Nutricional
Porção de 130 g
Calorias | 210 kcal |
Gorduras | 3,6 g |
Carboidratos | 40 g |
Proteinas | 4,4 g |
Como Fazer Nhoque de Mandioquinha
Aprenda como fazer um delicioso nhoque de mandioquinha com o Thiago Castanho!
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar esse maravilhoso nhoque de mandioquinha!