Preparos: 1440 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 10 porções
Brasileira
Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão
Para muitos brasileiros, o feijão é um alimento clássico e querido, mas há quem evite encarar a panela de pressão na hora de prepará-lo. Se esse é o seu caso, não se preocupe, estou aqui para desmistificar essa tarefa e te mostrar como cozinhar feijão na panela de pressão pode ser simples e descomplicado.
Além disso, o feijão é um tipo de comida que cada pessoa faz de um jeito. Por isso, nada aqui é regra oficial, mas com o guia completo que trago hoje, você vai poder desfrutar do seu feijão caseiro, temperado do jeito que mais gosta. Vou te dar todas as dicas para deixar seu feijão com aquele sabor irresistível, digno de comida de vó.
E, como bônus, vou compartilhar segredinhos para eliminar a fermentação do feijão, tornando-o ainda mais saudável e para ajudar ainda mais aquelas pessoas que sofrem com flatulências e inchaço na barriga após consumir feijão. Sem contar as dicas ótimas sobre como temperá-lo da melhor forma possível. E se quiser completar o time perfeito na cozinha, aqui no NaColher já ensinei a fazer um arroz soltinho que combina divinamente com o feijão.
Portanto, esqueça o medo e prepare-se para descobrir como cozinhar feijão na panela de pressão de maneira descomplicada, garantindo sabor e nutrição na sua mesa. Vamos lá, você vai se surpreender com o quão fácil é criar um feijão delicioso e caseiro.
Como Cozinhar
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Antes de cozinhar o feijão, é essencial garantir que todos os grãos estejam bons. Então, observe o feijão, retire todos os grãos que estejam pretos ou murchos, e tudo que não aparentar ser feijão. Agora vou ensinar como cozinhar feijão na panela de pressão em três cenários diferentes.
- O tempero para o feijão antes ou depois de cozido é opcional. Para cozinhar, eu utilizo somente algumas folhas de louro porque como eu faço ele em grandes quantidades, gosto de congelar sem nada para temperar quando eu descongelo, mas essas opções vão de acordo com a sua preferência. Então vamos lá.
- Se o feijão ficar de molho de um dia para o outro: Deixar o feijão de molho na água de um dia para o outro é uma das principais recomendações gerais. Então, adicione o feijão em um recipiente fundo, cubra com água - até uns três dedos acima - e deixe descansar em um local fresco - se possível, troque a água do molho em algum momento ou antes de dormir, por exemplo. E, não se preocupe, porque o molho não vai retirar os nutrientes do feijão, ele vai, inclusive, ajudar a retirar as propriedades que causam gases na gente.
- No dia seguinte, escorra o feijão e jogue a água do molho fora.
- Passe o feijão para uma panela de pressão e cubra com água nova até passar uns dois dedos, mais ou menos.
- Tampe a panela, ligue o fogo alto, e assim que pegar pressão, abaixe para o fogo mínimo. Quanto ao tempo, vai depender bastante do tipo da sua panela e do tempo que o feijão ficou de molho.
- Então, caso a sua panela seja daquelas mais antigas e simples, o feijão que ficou de molho por um dia inteiro, deverá ficar cozinhando na pressão entre 10 a 12 minutos para ficar al dente.
- Caso a panela seja um pouco mais recente, com uma válvula um pouco mais nova, mas sem ser da mais tecnológica, o feijão levará cerca de 8 minutos na pressão, para ficar al dente - nesse tipo de panela, você pode deixar por 10 a 12 minutos para um feijão mais mole e 15 minutos para ficar quase uma sopa.
- E, se for uma panela bem atual, com válvula tripla, grande, ela levará em torno de 6 minutos na pressão para ficar al dente.
- Se o feijão ficar de molho por pouco tempo: Você também pode optar por deixar o feijão de molho por menos tempo, entre 2 a 4 horas na água. Basta seguir os mesmos passos, deixando o feijão de molho, escorrer, passar para a panela de pressão e cobrir com água nova, e de preferência água fervente para agilizar o processo.
- Tampe a panela, ligue o fogo alto e assim que pegar pressão, abaixe para o fogo mínimo. No caso do feijão ficar de molho por pouco tempo, o tempo de cozimento para ele ficar al dente é: 15 minutos após pegar pressão em uma panela mais simples e antiga, 12 minutos para uma panela intermediária e 10 minutos para uma panela mais atual e nova - se você gosta de um feijão um pouco mais mole, basta deixar uns 2 minutos a mais para cada uma das panelas.
- Se não der tempo de colocar o feijão de molho: E uma última opção de como cozinhar feijão na panela de pressão é caso você não tenha tempo de deixar o feijão de molho.
- Então, assim como nos outros cenários, lave o feijão, retire os grãos estragados e passe o feijão para a panela de pressão, mas dessa vez adicione um pouco mais de água para não queimar, mais ou menos, 4 a 5 dedos acima do feijão - utilize água fervente, de preferência. E é sempre melhor sobrar água do que faltar, então acrescente bastante para não evaporar toda e ficar faltando, ok?
- Após pegar pressão, você precisará deixar cozinhar por, no mínimo, 25 minutos - para um cálculo mais preciso, conte aproximadamente 10 a 15 minutos a mais do que o cozimento dos cenários anteriores, sempre considerando o tipo de panela. Então, se for uma panela muito boa, a partir dos 20 minutos já pode ficar de olho, qualquer coisa retire a pressão, olhe a consistência do feijão e, se ainda não estiver pronto, é só voltar para o fogo por pouco tempo que pega pressão rapidinho.
- Depois, basta desligar o fogo, retirar a pressão e armazenar o feijão como preferir.
- Bom proveito!
Anotações
Como Temperar
Temperando o feijão
Modo de Preparo
- Como eu disse no bloco anterior, você pode optar por temperar o feijão antes de cozinhá-lo, mas eu prefiro temperar depois conforme eu vou descongelando porque ele fica com um aspecto de feijão mais fresquinho.
- Você também pode acrescentar calabresa para cozinhar junto com o feijão, que fica bem saboroso, mas só precisa tomar cuidado na hora de colocar o sal porque os embutidos já são salgados.
- Mas, caso você queira temperar após o cozimento, basta seguir os passos seguintes.
- Então, em uma panela funda, adicione azeite, óleo ou banha de porco, espere aquecer e adicione os dentes de alho bem amassadinhos ou triturados. Refogue bem, mas cuidado para não queimar.
- Depois, adicione o feijão cozido e acrescente o quanto de água você quiser. Vai depender se você quer um feijão mais aguado, caldoso ou não.
- Então, adicione os temperos a gosto e misture para incorporá-los - eu utilizei sal, pimenta-do-reino e páprica defumada.
- Experimente, acerte os temperos se necessário, deixe ferver e cozinhe até o ponto que preferir.
- E uma dica é que se você gosta de um feijão com caldo mais grosso, basta bater uma concha de feijão com duas conchas de água no liquidificador e depois voltar para a panela.
- E está pronto para servir! Bom apetite!
Como Tirar a Fermentação
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Se você quer retirar todas as propriedades que dão flatulência, eu vou te ensinar como retirar a fermentação do feijão.
- Então, depois que você fizer todo o processo do molho do feijão, coloque-o na panela com água. A cada 1 litro de água, adicione suco de 1/2 limão ou 1 tampinha de álcool - então, se for 2 litros, dobre as proporções e por aí vai. E não precisa se preocupar, porque o álcool não fará mal.
- Ligue o fogo alto e deixe ferver. Começará a sair umas espumas brancas da água e é só retirar com uma colher.
- Quando ele parar de soltar muita espuma, lave o feijão, volte para a panela e cozinhe seguindo os passos que ensinei anteriormente.
- No entanto, tome cuidado com o tempo porque como ele ficou fervendo um tempo para tirar a fermentação, pode considerar alguns minutos a menos na pressão.
Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 347 kcal |
Gorduras | 1,23 g |
Carboidratos | 62,55 g |
Proteinas | 21,42 g |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar esse feijão delicioso!