NaColher / Receitas / Bolos

Bolo de Mandioca da Roça

Preparos: 10 minutos
Preparação: 45 minutos
Rende: 15 porções
Brasileira

Receita de Bolo de Mandioca da Roça

Nessa receita de bolo de mandioca da roça, eu vou resgatar memórias afetuosas de tempos mais simples e da vida no campo. Este bolo é um símbolo da tradição culinária de muitas famílias – inclusive da minha – e tem um sabor único e delicioso.

Quando pensamos no bolo de mandioca da roça, muitos de nós provavelmente nos lembramos de nossos avós e dos momentos felizes que passamos com eles na infância. Seja porque eles sempre faziam para o café da tarde ou porque nós lembramos deles nos ensinando a fazer, acompanhando na cozinha enquanto eles cozinhavam.

Em algumas partes do país, a mandioca é chamada de aipim, enquanto em outras é conhecida como macaxeira. Independentemente do nome, ela é muito versátil e utilizada em diversas receitas culinárias, desde acompanhamentos salgados até sobremesas doces, como é o caso do bolo de mandioca da roça.

A receita de bolo de mandioca da roça geralmente envolve ingredientes simples, como a própria mandioca ralada, ovos, açúcar e leite de coco, mas pode haver variações dependendo da região e dos gostos pessoais. E hoje, eu vou ensinar do jeitinho que aprendi com meus avós!

Então, vamos aprender como fazer esse delicioso bolo de mandioca da roça! Vai que essa é a receita que você vai passar para os seus netos no futuro, não é mesmo?

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Em um recipiente, comece adicionando o açúcar, os ovos e a manteiga. Bata bem com uma batedeira até ficar uma mistura homogênea.
  2. Depois, acrescente o sal, o leite de coco e a mandioca crua ralada bem fininha. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes.bolo de mandioca massa
  3. A massa vai ficar um pouco mais líquida mesmo, mas é normal. Essa receita não leva fermento e nem farinha, ok?
  4. Passe a massa para uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Espalhe bem os pedaços de mandioca por toda a travessa.massa líquida do bolo de mandioca da roça
  5. Leve a forma para o forno pré-aquecido a 180ºC por, aproximadamente, 25 a 30 minutos - ou até o bolo ficar douradinho nas bordas.
  6. Agora, é só retirar do forno, esperar amornar e desenformar.bolo de mandioca da roça pronto
  7. Um bolo de mandioca da roça para você se deliciar!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 2 diasGeladeira: 4 diasFreezer/Congelador: 60 diasNotas: Armazenar em potes com tampa.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 80

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 fatia

Calorias151 kcal
Gorduras5,66 g
Carboidratos23,89 g
Proteinas1,84 g
Açúcar11,92 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *