Preparos: 5 minutos
Preparação: 15 minutos
Rende: 25 porções
Brasileira
Receita de Orelha de Padre
Você já ouviu falar em orelha de padre? Desde pequena, eu sempre fui fascinada pela cozinha. Era o coração da nossa casa, onde a família se reunia e compartilhava amor em forma de comida. Uma das minhas lembranças mais queridas é de quando minha avó fazia orelha de padre. Não era apenas um doce, era algo que envolvia carinho e histórias, principalmente porque a receita era do meu avó, que já havia falecido, e eu não o conheci.
Cada vez que ela peneirava a farinha e amassava a massa, eu sabia que estava prestes a vir. A orelha de gato não era só uma receita passada de geração em geração; era um momento de união. Enquanto a massa fritava e dourava, o aroma doce e acolhedor se espalhava pela casa, anunciando que algo especial estava sendo preparado.
Hoje, sou eu quem continua essa tradição. Quando faço orelha de padre para minha família, sinto todo aquela nostalgia e um conforto que me envolve desde o preparo da receita até a ultima mordida. Compartilho com meus pequenos, as receitas e as histórias que essa delicia representa. Depois é só fazer um café cremoso ou preparar uma xícara de chocolate quente branco, e ser feliz.
A orelha de padre é mais do que um doce; é um elo que conecta o passado ao presente, e que, espero, continuará a ser passado para as futuras gerações. É a prova de que as melhores receitas da vida são feitas com amor e memórias.
A e só uma dica, leia inclusive as anotações dessa receita de orelha de padre!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Dentro de um recipiente grande, coloque o leite, o ovo, a margarina em temperatura ambiente, o sal e o açúcar. Misture bem.
- Depois adicione aos poucos a farinha de trigo. Acrescente aos poucos até não conseguir mexer mais com a colher. Comece a misturar com as mãos, e adicione a farinha até alcançar ponto para sovar a massa. Ela precisa ficar lisa e não grudar nas mãos.
- Transfira a massa para uma bancada, divida em partes se necessário. Abra cada parte com um rolo de pizza ou com uma garrafa de vidro limpa. A massa precisa ficar fina.
- Corte a massa como preferir, em tiras ou círculos.
- Dentro de uma panela grande, coloque óleo o suficiente para fritar as orelhas de padre. Leve ao fogo e espere aquecer. Para saber se o óleo já está no ponto, jogue um palito de dentes, se borbulhar já está no ponto. Mantenha em fogo médio.
- Coloque a massa uma a uma sem encher de mais a panela. Espere fritar dos dois lados até que a massa fique dourada.
- Depois é só servir com geleia, nutella, polvilhado com açúcar ou canela.
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 3 diasAnotações
Outras informações
Também conhecida em outras regiões como orelha de padre, orelha de pau, bolo de caco nordestino, bolinho de corno, chapéu de couro, chapéu de padre, entre outros.
Orelha de Padre: uma das teorias sugere que a orelha de padre pode ter sido criada pelos jesuítas que habitavam o país na época da colonização.
Orelha de Pau: tem esse nome por ser parecido com um fungo que dá em arvores.
Informação Nutricional
Porção de 50 g
Calorias | 135 kcal |
Gorduras | 5 g |
Carboidratos | 18 g |
Proteinas | 3,5 g |
Sugestão de Cardápio
Veja algumas opções de acompanhamentos para a Orelha de Padre.