Preparos: 480 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 2 porções
Brasileira
Receita de Creme de Ervilha
Essa receita de creme de ervilha é a minha opção de janta fácil e reconfortante, e tenho certeza de que você vai adorar. Além de ser prática de fazer, que não precisa nem de liquidificador, é um prato muito nutritivo e saboroso, transformando as ervilhas em uma estrela culinária.
E você sabia que o creme de ervilha é uma iguaria que faz parte da história da culinária finlandesa? Uma receita para trazermos um pouco da cultura nórdica para dentro de casa.
Há muitos anos, aprendi essa receita com uma amiga, e desde então, ela se tornou uma constante na minha cozinha. É minha escolha para aqueles momentos em que desejo uma refeição simples, mas proteica. E a melhor parte é que o creme de ervilha é uma maneira brilhante de incorporar um ingrediente tão comum em suas refeições.
Se você aprecia cremes e sopas, está no lugar certo. Aqui no NaColher, você também pode encontrar outras receitas igualmente fáceis e saborosas, como o creme de milho de latinha.
Então, vamos aprender como preparar creme de ervilha e descobrir como uma receita finlandesa pode se tornar um clássico na sua cozinha, seja como prato principal ou até acompanhado de outros ingredientes.
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- A primeira coisa é deixar a ervilha seca partida de molho de um dia para o outro - então, em uma vasilha adicione a ervilha e cubra com água e reserve. Esse passo é essencial para retirar qualquer excesso de gás que possa ter nas ervilhas, ajudando na digestão e nutrição. Utilize o dobro de quantidade de água em comparação com a quantidade de ervilha.
- Depois do tempo de molho - aproximadamente 8 horas - escorra a ervilha e descarte a água do molho. Lave as ervilhas e reserve.
- Então, leve uma panela de pressão ao fogo e adicione um pouco de azeite, a cebola cortada em cubinhos e o alho triturado e deixe refogar até a cebola começar a ficar um pouco transparente.
- Assim que a cebola e alho estiverem bem refogados, adicione a ervilha partida e cubra com água limpa filtrada até ficar um dedo acima da ervilha. Aqui, eu também tiro as folhas do manjericão para usar no final, e coloco os talos para ferver junto com a ervilha, fica delicioso e aromatizado.
- Feche a panela e deixe cozinhar por 20 minutos após pegar a pressão.
- Enquanto isso, você pode preparar outros complementos para deixar o seu creme ainda mais gostoso. Eu gosto de saborizar um azeite para finalizar o creme. Então, em uma frigideira, adicione 1 dente de alho, as folhas do manjericão picadinhas e azeite até cobrir o manjericão.
- Leve a frigideira para o fogo baixo e deixe até o azeite amornar, cuidado para não ferver ou queimar. Desligue o fogo e reserve.
- Assim que passarem os 20 minutos de pressão, desligue o fogo e retire toda a pressão. Tempere com sal, pimenta-do-reino e temperos que preferir - uma ótima dica também é que, se você quiser, pode acrescentar outros complementos, como bacon, calabresa, frango desfiado, croutons de pão tostado, queijo ralado ou até cogumelos refogados na manteiga, que fica uma delícia!
- Além disso, se você quiser deixar o creme ainda mais cremoso e encorpado, pode optar por acrescentar um pouco de creme de leite fresco no final e misturar bem.
- Agora é só mexer bem e garantir que o creme está cremoso, servir em uma sopeira ou nas cumbucas com o azeite de manjericão por cima e, se quiser, adicionar um pouco de raspas de limão.
- Bom apetite!
Armazenamento:
Geladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 30 diasNotas: Armazenar em potes com tampa.Informação Nutricional
Porção de 350 g
Calorias | 135 kcal |
Gorduras | 1,4 g |
Carboidratos | 20 g |
Proteinas | 11 g |
Como Fazer Creme de Ervilha
Aprenda como fazer um delicioso creme de ervilha com o canal da Sarah Trindadet Receitas!
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar esse delicioso creme de ervilha!