Preparos: 40 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 35 porções
Russa
Receita de Varenikes
Varenikes, varenikes, varenikes! Só de pronunciar esse nome, meu coração já se enche de alegria. Essa receita é um verdadeiro tesouro da culinária ucraniana e tem um lugar especial no meu coração, já que meu tataravós eram russos e também preparavam bastante esse prato.
Meu tataravô era funcionário de um czar russo e, quando começou todo o conflito por lá, ele e minha tataravó vieram para o Brasil. E a receita veio junto! Foi passando de geração em geração, até chegar à minha mãe e, depois, a mim.
Os varenikes eram uma das estrelas da cozinha da minha mãe, e eu me lembro vividamente dos momentos em que, ainda criança, eu observava ela preparando. Ela começava com a massa, estendendo-a finamente, com todo o amor e paciência do mundo, até que ficasse quase transparente. Eu abria e cortava em círculo para fazer cada pastelzinho. Era como um ritual sagrado.
Então, vinha o recheio, que ela sabia fazer muito bem. Eu só voltava a ajudar na hora de modelar, rachando cada varenike. Quem cuidava do cozimento era, de novo, ela. E depois tudo mundo se juntava na mesa pra comer. Cada varenike era como uma pequena obra de arte culinária, repleta de carinho e tradição.
E é com todo esse amor e respeito pelas raízes da minha família que hoje compartilho com você a receita dos varenikes. Eles são ótimos pra um lanche ou pra complementar uma refeição. Eu adoro comer tomando um suco de morango, acho que combina muito!
Então, prepare-se! Os varenikes são fáceis de preparar, mas a receita leva algumas etapas. Eu sugiro que você comece pela massa, porque ela precisa descansar. Nesse meio tempo, agiliza o recheio e o creme.
Lista de Ingredientes do Recheio
Modo de Preparo do Recheio
- Encha uma panela de água e leve ao fogo até ferver. Enquanto isso, descasque as batatas.
- Quando a água ferver, acrescente um pouco de sal e adicione as batatas. Deixe cozinhar até que fiquem bem macias.
- Agora descasque e corte as cebolas em quadradinhos.
- Então, regue uma panela com um pouco de azeite e leve ao fogo baixo.
- Quando esquentar, jogue a cebola e tempere com um pouco de sal.
- Mantenha o fogo baixo, para que cozinhe bem devagar até ficar dourada. Isso vai fazer com que fique com o sabor mais adocicado.
- Separe 1/3 da cebola refogada e junte às batatas. Amasse tudo junto, até virar um purê.
- Depois, acrescente o restante da cebola e misture com uma colher.
- De pouco em pouco, enrole o recheio em bolinhas e reserve.
- Seu recheio está pronto!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 5 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Armazene em um pote hermético com tampa.Lista de Ingredientes do Creme
Modo de Preparo do Creme
- Em uma tigela, coloque o creme de leite fresco e o suco de 1/2 limão. Deixe bater até chegar à consistência de um creme.
- Prove e, se necessário, acrescente o resto do suco de limão. Não coloque tudo de uma vez para não talhar.
- Bata para misturar e engrossar. O ponto ideal é como o da coalhada ou do creme azedo, mais firme. Chegou nesse ponto, está pronto!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 horaGeladeira: 2 diasFreezer/Congelador: 1 mêsNotas: Armazene em um pote hermético com tampa.Lista de Ingredientes da Massa
Modo de Preparo dos Varenikes
- Coloque a água para esquentar. Não é preciso esperar ferver, deixe apenas até começar a formar bolhinhas e então desligue o fogo.
- Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e os ovos (sempre quebrando em um pote separado e depois juntando à mistura).
- Em seguida, acrescente um pouco da água morna, molhando apenas a farinha - sem encostar nos ovos.
- Comece a misturar a massa devagar. Acrescente o restante e mexa bem.
- Quando não der mais para misturar com uma colher, vá com as mãos. Ela não gruda, então fique atento - coloque um pouco mais de farinha, se necessário. Mas não acrescente em excesso para que a massa não fique dura e pesada. Amasse até virar uma mistura homogênea e deixe descansar por 30 minutos.
- Enquanto a massa descansa, encha uma panela grande com água e leve ao fogo até ferver.
- Unte uma bancada com um pouco de farinha e abra a massa ali com a ajuda de um rolo. O ideal é que fique bem fininha.
- Com a ajuda de um arco de metal ou de um copo, vá fazendo os cortes de cada varenike na massa. Eu fiz cortes em círculos com diâmetro de, mais ou menos, 6 centímetros.
- Recheie as massas de varenike. Cuidado com a quantidade, se você exagerar eles podem explodir durante o cozimento!
- Depois de recheado, feche todas as massas como pasteizinhos, pressionando as bordas com os dedos e empurrando o recheio para dentro.
- Coloque os varenikes aos poucos na panela com água fervendo. Eles vão afundar e, quando retornarem à superfície, é porque estão cozidos.
- Cada pastelzinho cozinha em cerca de 3 ou 4 minutos. Enquanto isso, separe uma travessa untada com azeite.
- Quando os varenikes estiverem cozidos, retire da água e coloque na travessa, para que não grudem.
- Na hora de servir, disponha em um prato, coloque o creme por cima e salpique um pouco de cebolinha picadinha. Está pronto!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 5 diasFreezer/Congelador: 3 meses (com a massa crua)Notas: Armazene em um pote hermético com tampa.Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 264 kcal |
Gorduras | 8 g |
Carboidratos | 39 g |
Proteinas | 8,9 g |
Sugestão de Cardápio
Veja algumas ideias de acompanhamento para os seus varenikes.