NaColher / Receitas / Sopas e Caldos

Sopa de Mandioquinha

Preparos: 10 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 6 porções
Brasileira

Receita de Sopa de Mandioquinha

Hoje eu vou compartilhar com vocês uma receita que é o abraço quentinho que a gente precisa nos dias frios de inverno: a sopa de mandioquinha! Ela é muito fácil de fazer e o melhor de tudo é que o modo de preparo serve não só para fazer essa delícia, mas também para uma sopa de abóbora ou de batata doce. Ou seja, é versátil e deliciosa!

Para dar um sabor especial, eu costumo utilizar azeite de dendê e adicionar leite de coco, gengibre, coentro e pimenta fresca. Mas caso você não goste muito de algum desses ingredientes, pode fazer as adaptações que preferir, porque a sopa de mandioquinha tem um sabor adocicado como base que combina com várias coisas.

receita de sopa de banana

Essa receita é uma verdadeira paixão da minha família: me lembro de chegar na casa da minha avó no final da tarde durante os meses de inverno e sentir aquele cheirinho confortante que vinha da cozinha. E tenho certeza de que a sopa de mandioquinha também vai virar esse prato na vida de vocês! Se você mora sozinho, pode ainda congelar um pouco da sopa para ter uma opção rápida de jantar quando os dias estiverem mais corridos.

Então vamos fazer a sopa de mandioquinha? É tão rápido que jajá fica pronta aí na sua casa!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Comece lavando o coentro e separando as folhas dos talos. Reserve as folhas e pique os talos em pedaços pequenos. Lave e pique também a cebolinha.
  2. Descasque e corte a mandioquinha, a cebola, o alho e o gengibre - deste último, eu usei um pedaço de cerca de 4 centímetros. Corte também a pimenta, retirando as sementes para que a sopa não fique muito apimentada. Coloque a água para ferver.
  3. Leve uma panela de pressão ao fogo alto e regue com o azeite de dendê e o azeite de oliva. Refogue a cebola e o alho com uma colher (café) de sal e depois acrescente a pimenta, o gengibre e os talos de coentro.
  4. Quando o refogado estiver bem cheiroso e a cebola tiver murchado, junte a mandioquinha na panela e ajuste o sal. A ideia é deixar refogar por alguns minutos, para que a mandioquinha absorva o sabor dos outros ingredientes. Se necessário, abaixe um pouco o fogo para não queimar.
  5. Em seguida, adicione a água fervendo até cobrir a mandioquinha e feche a panela. Deixe cozinhar de 10 a 15 minutos depois de pegar pressão.
  6. Com a mandioquinha bem macia, bata todo o conteúdo da panela - você pode fazer isso com mixer, na panela mesmo, ou passando tudo pro liquidificador. Se necessário, acrescente um pouco mais de água para ficar em consistência de creme.
  7. Para finalizar, eu utilizei 180ml de leite de coco, mas não é preciso, só se você quiser adicionar cremosidade à sua sopa. Você também pode substituir o leite de coco por creme de leite fresco ou de caixinha (neste caso, adicionar somente depois de desligar o fogo, para não talhar). Junte ao conteúdo da panela e mexa até incorporar bem.
  8. Para servir, jogue por cima um fio de azeite de dendê, um fio de leite de coco, as folhas de coentro e a cebolinha picada. E está pronto!
  9. Opcional: se quiser fazer uma versão não vegana desta sopa, você pode acrescentar bacon, calabresa e camarões secos!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 1 mêsNotas: Armazene em um pote com tampa.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 88

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 g

Calorias66 kcal
Gorduras0,89 g
Carboidratos13,72 g
Colesterol1 mg
Fibras0,7 g
Proteinas0,97 g
Godura Saturada0,308 g
Sódio211 mg

Como Fazer Sopa de Mandioquinha

video cover play button

Aprenda hoje a fazer uma deliciosa sopa de mandioquinha que vai aquecer suas noites de inverno! Quem ensina é o Receitas do Kazu.

Sugestão de Cardápio

Veja algumas ideias de acompanhamento para sua sopa de mandioquinha.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *