Preparos: 15 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 4 porções
Italiana
Receita de Polpetone Recheado
Hoje eu vou compartilhar com vocês uma receita que é puro amor e sabor: o polpetone recheado com queijo! Essa maravilha é a combinação perfeita de uma carne bem temperada com o derretimento irresistível do queijo no meio. Eu não sei vocês, mas só de pensar nessa explosão de sabores, já fico com água na boca!
Eu descobri essa receita com uma amiga que morou na Itália e logo ela se tornou uma das minhas comidas favoritas para preparar em momentos especiais. Minha amiga me ensinou o passo a passo de como preparar o polpetone recheado porque aprendeu com um chef italiano: ela me contou que comeu esse prato em um restaurante que encontrou em meio às charmosas ruas de uma cidadezinha italiana e o lugar era tão pequeno que ela ficou conversando um tempão com o chef, até que conseguiu convencer ele a explicar os preparos.
No final das contas, essa receita de polpetone recheado é super simples e prática de fazer. Ela pode ser tanto o acompanhamento de uma massa quanto o próprio prato principal. Eu costumo usar a muçarela ou o gruyere, mas você pode rechear com o queijo que quiser, desde que seja gorduroso (só assim ele derrete!). O molho de tomate que eu jogo por cima é sempre aquele caseiro que já ensinei aqui no Nacolher e fica delicioso! Mas você pode usar molho pronto ou tomate pelado, se estiver na correria.
Então vamos aos preparos?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- O preparo do polpetone já começa na escolha da carne. Você pode escolher a que preferir: não há necessidade de ser uma carne muito gordurosa, então fica a seu critério qual corte utilizar.
- Separe o pão amanhecido e coloque em uma tigela, regando com leite para umedecer. Reserve.
- Corte a cebola em cubos, rale o queijo e pique também as ervas para temperar: eu utilizei salsinha e tomilho. Quem gosta de pimenta pode fazer como eu e cortar 2 pimentas de cheiro e 1/2 pimenta dedo de moça para adicionar à mistura da carne.
- Retire as fatias de pão da imersão no leite e esprema para que saia o excesso de líquido.
- Junte a carne, o pão, a cebola, as ervas e as pimentas em uma tigela, misturando com as mãos para que fique homogêneo. Se você quiser uma casquinha crocante no polpetone, basta não colocar o pão na carne.
- Separe um pouco da mistura da carne e amasse um pouco com as mãos, colocando o queijo ralado no centro. Vá modelando até fechar a bolinha do polpetone, certificando-se de que o queijo não vai vazar ao derreter. Se você optou por preparar o polpetone com casquinha, neste momento é preciso empaná-lo passando no ovo e na farinha de rosca.
- Leve o polpetone à geladeira por cerca de 30 minutos, para que fique firme o suficiente para cozinhar.
- Leve uma frigideira de borda alta para esquentar no fogo de médio a alto e regue com azeite. Se preferir, você também pode assar o polpetone recheado.
- Coloque o polpetone e espere dourar. Quando isso acontecer, vire e espere dourar novamente.
- Certifique-se do ponto da carne e então adicione o molho de tomate, aproveitando o queimadinho no fundo da frigideira para dar mais sabor. Deixe cozinhar em fogo baixo de 5 a 10 minutos e desligue.
- Pronto! Você pode servir com queijo parmesão ralado e folhas de manjericão por cima.
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 2 horasGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Armazene em um pote com tampa.Informação Nutricional
Porção de 1 porção (190 g)
Calorias | 243 kcal |
Gorduras | 26,8 g |
Carboidratos | 5,23 g |
Fibras | 1,3 g |
Proteinas | 44,29 g |
Godura Saturada | 8 g |
Sódio | 486 mg |
Sugestão de Cardápio
Veja algumas ideias de acompanhamentos para o seu polpetone recheado.