Preparos: 50 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 8 porções
Brasileira
Como Fazer Caldo de Kenga
O caldo de kenga é um prato tradicional e saboroso da culinária regional brasileira. Com origens no Norte de Minas e no Nordeste do país, esse caldo tem conquistado paladares com sua combinação única de sabores e uma história curiosa por trás de seu nome peculiar, como vocês puderam perceber.
A origem do nome em si é incerta, e por anos algumas histórias diferentes foram criadas. Alguns dizem que o prato recebe este nome porque o principal ingrediente é o frango desfiado, daí a relação com quenga, que quer dizer galinha ou frango. Já outros fazem uma relação entre ele ser um prato irresistível com a expressão que era utilizada para se referir às mulheres independentes e também irresistíveis. Enfim…
O caldo de kenga possui um sabor rico, utilizando ingredientes maravilhosos! E, para acompanhar esse prato delicioso, nada melhor do que uma panceta assada. A panceta, também conhecida como barriga de porco, até quando assada na airfryer, torna-se crocante e deliciosamente suculenta. Uma pururuquinha com o caldo de quenga… hmmmm
Então, sem mais enrolação, vamos descobrir como fazer caldo de kenga, um prato que une tradição, sabor e história! Perfeito para reuniões com amigos, família ou até para fazer em casa para comer assistindo um filme embaixo do cobertor! Vamos lá?
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Primeiro, é preciso desfiar o peito de frango. Então, em uma panela de pressão, adicione o frango e a água - você pode temperar como preferir neste passo e se o seu bacon estiver com o couro, pode acrescentar somente o couro na panela para dar ainda mais sabor também.
- Deixe o frango cozinhar por 30 minutos após pegar pressão e desligue o fogo. Assim que o tempo finalizar, retire o frango para desfiar e na mesma água de cozimento adicione as mandiocas por 5 a 8 minutos após pegar pressão.
- Enquanto isso, corte o bacon e a linguiça em cubinhos.
- E adicione o tomate, os talos de coentro, a pimenta dedo-de-moça e a cebola em um processador para bater bem e fazer uma pastinha de temperos - você também pode fazer no liquidificador, caso não tenha um processador em casa.
- Leve uma panela grande ao fogo e adicione a manteiga e o bacon para fritar.
- Assim que o bacon estiver bem fritinho, acrescente o frango desfiado, o extrato de tomate, os vegetais processados e temperos a gosto. Misture e refogue bem todos os ingredientes e, se necessário, acerte sal e pimenta-do-reino.
- Depois, assim que as mandiocas estiverem cozidas e macias, bata no liquidificador com o caldo do cozimento até elas se transformarem em um creme - caso não entre tudo de uma vez, bata aos poucos e com cuidado porque vai estar quente.
- Adicione o creme de mandioca na panela com os outros ingredientes refogados e acerte a consistência. Se você quiser um caldo mais ralo, adicione o caldo do cozimento da mandioca ou se preferir um caldo mais grosso, é só misturar bem e esperar reduzir.
- Deixe cozinhar por, aproximadamente, 5 minutos. Enquanto isso, experimente e ajuste os temperos.
- E, por fim, adicione as folhas de coentro picadas, o suco de limão e misture.
- E está pronto um delicioso caldo de kenga! É só servir e aproveitar!
Armazenamento:
Geladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Armazenar em potes com tampa.Informação Nutricional
Porção de 170 g
Calorias | 245,96 kcal |
Gorduras | 5,67 g |
Carboidratos | 40,34 g |
Fibras | 2,49 g |
Proteinas | 8,39 g |
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar esse delicioso caldo de kenga!