NaColher / Receitas / Acompanhamentos

Farofa de Cuscuz

Preparos: 10 minutos
Preparação: 15 minutos
Rende: 4 porções
Brasileira

Como Fazer Farofa de Cuscuz

Você gosta de cuscuz? Então, vai se apaixonar por essa receita de farofa de cuscuz com calabresa! Prática e rápida, é um ótimo acompanhamento para um churrasco ou para dar aquela incrementada nas refeições do dia a dia.

O cuscuz é um prato muito popular nas cozinhas brasileiras até hoje em todas as regiões do país. Trata-se de uma herança da culinária norte-africana trazida durante a colonização dos portugueses no século XV. No Brasil, o cuscuz tem várias versões, porém os mais conhecidos são o cuscuz paulista e nordestino.

O paulista leva farinha de milho e mandioca, tomate, pimentão, sardinha, camarão, ovo, pimenta, salsinha, ao gosto do cliente. No nordeste, também existe uma versão com inhame e farinha de mandioca ou com flocos de arroz e tapioca.

Para fazer a farofa de cuscuz com calabresa, você pode até utilizar o que sobrar do cuscuz que você fizer em casa. Mas, caso não tenha, vou te passar todos os ingredientes necessários e explicar passo a passo como preparar essa receita deliciosa.

Esta farofa de cuscuz com calabresa é perfeita caso você queira aprender algo novo ou até ajeitar aquele tempero que ficou faltando na refeição. Eu costumo fazer essa farofa para o churrasco em família e faz sucesso com todo mundo!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Descasque e pique a cebola, o alho, o tomate e a cebolinha. Rale o gomo de calabresa e a cenoura. Cozinhe os ovos e corte em cubos. Ferva água com o tablete de galinha. Reserve - ralar a calabresa quase congelada, facilita o processo.
  2. Em um recipiente, coloque flocão e sal. Aos poucos, vá adicionando o caldo de galinha já diluído enquanto mistura. Misture bem e deixe hidratando por 10 minutos - você pode hidratar apenas com água também, fica a seu critério.
  3. Quando absorver todo o líquido, leve ao microondas por 2 minutos e meio. Depois, mexa bem para ficar soltinho como uma farinha - você pode utilizar também uma peneira e colocar sob uma panela com água, sem deixar a peneira encostar na água, só o vapor também pode cozinhar o cuscuz.
  4. Em uma panela aquecida, coloque um fio de azeite. Com manteiga, refogue cebola e alho. Adicione a calabresa ralada e deixe refogar por 1 minuto. Acrescente cenoura e tomate, misture bem até eles ficarem murchos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e os ovos cozidos.ingredientes refogados
  5. Adicione o cuscuz aos poucos enquanto mistura - se você achar muito seco, pode colocar um pouco de margarina.
  6. Para finalizar, adicione cebolinha picada, se desejar. Agora, basta desligar o fogo e transferir para uma travessa.

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 6 horasGeladeira: 10 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Dentro de um recipiente com tampa.

Anotações

Você também pode usar outros ingredientes para fazer a farofa de cuscuz, como linguiça (basta tirar a pele para desmanchar a carne), carne seca, cogumelo, legumes picadinhos, frango (usar as partes com mais gordura para farofa não ficar seca).

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 54

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 travessa

Calorias1418 kcal
Gorduras48,27 g
Carboidratos199,94 g
Proteinas47,05 g

Como Fazer Farofa de Cuscuz

video cover play button

Se você ainda não experimentou farofa de cuscuz, confira agora essa receita deliciosa disponibilizado no canal Cozinhando com a Ly!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *