Preparos: 20 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 16 porções
Alemã
Receita de Cuca de Banana
Já pode ir preparando o cafezinho, porque hoje é dia de receita boa, vou lhe ensinar como fazer cuca de banana! Você já comeu esse quitute de origem alemã? Se ainda não provou, faça hoje mesmo, pois os ingredientes são básicos e com certeza você vai ter em sua casa.
A primeira vez que vi a cuca de banana com farofa, foi em um supermercado no interior de São Paulo, não tinha muitas unidades, e até em então, nunca nem tinha ouvido falar. Comprei para servir no café da tarde, e foi sucesso. Alguns anos depois, quando me mudei para Santa Catarina, comecei a ver essa tal cuca, em todas as padarias, restaurantes e supermercados. E como meu namorado é de família tradicional alemã, pedi para minha cunhada me ensinar como fazer cuca de banana.
A cuca, simula um bolo – ou pão doce, como algumas pessoas dizem – ela é conhecida pela sua massa fofinha e adocicada, além de contar com uma crocante cobertura de açúcar. Seu nome original, Streuselkuchen ou Blechkuchen, também é traduzido como bolo raso de tabuleiro. A versão tradicional da cuca alemã é conhecida pela sua composição de três camadas: a primeira é uma massa doce, a segunda leva frutas da estação (na Alemanha, usava-se muito pêra, damasco e maçã) ou geleia e, por fim, a terceira camada é composta pela famosa farofa crocante de açúcar. Uma maravilha!
A cuca de banana se tornou um doce muito apreciado em nosso país, especialmente aqui no Sul, onde a cultura alemã tem grande influência. Assim como na Alemanha, que as receitas eram feitas com frutas da estação, aqui não é muito diferente. Como temos banana em abundância, a cuca de banana com farofa se torno a queridinha, e já existem versões simples, com cremes e até com camadas extras como pro exemplo: doce de leite.
Após preparar sua cuca de banana simples, você pode servi-la quente, gelada, no café da manhã, como sobremesa ou no lanche da tarde. E para quem gosta de incrementar o sabor, experimentar servi-la com sorvete de creme ou chantilly batido, é uma excelente ideia! Deu água na boca? Bora aprender como fazer!
Lista de Ingredientes Para Farofa
Modo de Preparo
- Dentro de um recipiente, coloque a farinha de trigo, a canela em pó e o açúcar.
- Acrescente a margarina ou manteiga sem sal gelada, e com as mãos limpas misture bem de cima para baixo, apertando delicadamente os ingredientes até formar uma farofa úmida.
- Reserve e prepare a massa.
Anotações
Lista de Ingredientes para Massa
Modo de Preparo
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Dentro de um recipiente grande, adicione os ovos e a margarina em temperatura ambiente - o ovo e a margarina não podem estar gelados.
- Com o auxilio de um batedor de arames, ou com uma batedeira, bata bem até ficar homogêneo.
- Junte o açúcar e o leite, e bata ligeiramente com o batedor de arames até dissolve completamente o açúcar - use o leite também em temperatura ambiente.
- Em seguida, adicione a farinha aos poucos sempre misturando: o ponto da massa não será nem liquido, igual bolo, e nem firme depois igual pão.
- Transfira a massa para um forma retangular de (15x28cm) ou uma quadrada de tamanho médio, reserve.
- Em seguida, fatie as bananas em fatias não muito finas e acomode sobre a massa.
- Finalize fazendo a ultima camada com a farofa de açúcar reservada, polvilhe sobre todas as bananas.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 35-40 minutos, ou até a farofa dourar e a massa firmar.
- Retire do forno, espere amornar e sirva.
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 5 diasFreezer/Congelador: 30 diasNotas: Recipiente bem vedado com tampa.Anotações
Você sabia? Outras informações
Os historiadores apresentam que a cuca nasceu na Silésia, uma região histórica localizada entre a Polônia e Alemanha. Posteriormente, foi se difundido entre os países, conquistando muitos paladares principalmente em solo alemão. A chegada ao Brasil remonta ao período da colonização alemã, sendo introduzida como alimento tradicional nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Originalmente, essa era uma iguaria apreciada somente em ocasiões especiais, como o Natal e a Páscoa, pois a farinha era bastante cara na época. Hoje em dia, o doce já se tornou tradicional e costuma ser servido do café da manhã ou lanche da tarde, agradando aos mais diversos paladares. Também, como não amar uma cuca de banana com farofa?
Informação Nutricional
Porção de 115 g
Calorias | 345 kcal |
Gorduras | 7,6 g |
Carboidratos | 65 g |
Fibras | 1,3 g |
Proteinas | 5 g |
Sódio | 60 mg |
Açúcar | 40 g |
Sugestão de Cardápio
Veja algumas opções par servir com a Cuca de Banana.
Adorei vou fazer tbm Rsrs