NaColher / Receitas / Prato Principal

Tutu de Feijão

Preparos: 15 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 5 porções
Brasileira

Receita de Tutu de Feijão

Olha, de todas as receitas do NaColher, acho que o tutu de feijão é uma das minhas favoritas. Esse clássico da culinária brasileira chegou ao Brasil no século XVI e desde então virou paixão nacional. Essa delícia é boa de se comer sozinho ou acompanhado de um arroz e uma farofa de calabresa com bacon, ensino a receita aqui no site.

Mas afinal de contas, o que é esse tal de tutu de feijão? O tutu, que também pode ser conhecido como ungui é feito com nosso querido feijão cozido, refogadinho depois batido e engrossado com farinha de milho ou de mandioca. Muitas pessoas confundem o tutu de feijão com o feijão tropeiro, porém, o tutu é feito com o feijão amassadinho (ou batido) e o tropeiro é feito com o grão inteiro num tipo de farofa. Pegou?

receita de tutu de feijão

A receita não é difícil de fazer e com certeza todo mundo vai gostar. Dá para acrescentar uma pimentinha que vai ficar show de bola, também pode adicionar linguicinha, bacon, calabresa, couve, fica ao gosto do freguês. Não tem quem resista. É a pedida perfeita para o almoço de domingo em família, com aquele pagode bom rolando, a criançada toda correndo e brincando, com o tio cantando revelação a plenos pulmões. Bora lá preparar o teu tutu de feijão e ser feliz.

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Deixe o feijão de molho 24 horas antes de cozinhar. A cada 6 horas troque a água do feijão.
  2. Após o tempo de molho, descarte a água e coloque o feijão em uma panela de pressão. Acrescente o louro e cubra tudo com água. Tampe a panela, leve ao fogo alto e assim que pegar pressão, baixe o fogo e deixe por 10 minutos. colocando o feijão na panela
  3. Retire a panela do fogo e espere sair toda a pressão. Em um liquidificador, coloque 70% do feijão cozido e bata em velocidade máxima. Reserve. batendo o feijão
  4. Em uma frigideira já quente, coloque 1 fio de azeite e acrescente a linguiça, o paio e o bacon previamente cortados em cubinhos. Refogue bem até ficar bem crocante. Acrescente a cebola e o alho previamente cortados em cubinhos. Refogue até a cebola murchar.
  5. Despeje na frigideira o feijão batido, coloque um pouco de sal e a pimenta, misture bem. Acrescente o feijão que não foi batido e mexa bem. mexendo o tutu
  6. Desligue o fogo. Aos poucos vá acrescentando a farinha e mexendo.
  7. Pique a cebolinha e a salsinha e acrescente ao feijão, misture bem e é só servir. Bom apetite.

Observações e dicas

Você pode adicionar o que preferir no seu tutu de feijão, até mesmo a quantidade de farinha você quem decide, e a quantidade de feijão batido e em grãos, também.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 86

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 g

Calorias155 kcal
Gorduras4,21 g
Carboidratos22,53 g
Proteinas7,44 g

Como Fazer Tutu de Feijão

Agora vamos aprender com o Leonardo Abreu como fazer um delicioso tutu de feijão.

1 comnéntario “Tutu de Feijão

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *