NaColher / Receitas / Frutos do Mar

Tilápia Frita

Preparos: 10 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 3 porções
Brasileira

Receita de Tilápia Frita

Se falar em peixe eu já estou pensando em praia, sol e água de coco. Naquelas porções de tilápia frita que comemos sentados na areia e embaixo do guarda-sol. Mas e quando bate o desejo de comer um peixinho, só que tirar férias ou ir para a praia está longe dos seus planos? É nesse momento que essa receita de tilápia frita entra no jogo para te ajudar.

Prática, sem sujeira e com ingredientes que quase sempre temos em casa. Você pode preparar como um aperitivo e servir junto com um molho bem saboroso, ou comer como acompanhamento e preparar um arroz colorido e um suco bem refrescante. Já se transformou em uma refeição super especial e que todos vão adorar.

A tilápia é um peixe de água doce e bastante tradicional no cardápio brasileiro. É saborosa por si só e não precisa de muitos temperos, como mostramos na receita de tilápia frita. Apenas sal e limão já são suficientes, mas claro, você também pode utilizar a imaginação e brincar com os sabores dos temperos.
Esse peixe pode ser feito de várias formas: cozido, assado ou cru, você pode se aventurar e preparar um belo sashimi. Dá uma olhadinha na nossa opção de cardápio e faça a tilápia ser a estrela do seu prato.

Tilapia Frita em Tiras

Você pode fritar a tilapia em posta, em tiras pequenas ou grandes, fica uma delicia de qualquer maneira!
Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Para essa receita, indicamos o uso da tilápia congelada, que já vem limpa e sem espinhos. Mas se preferir, utilize a tilápia fresca e deixe-a bem limpa e sem espinhos.
  2. Utilize uma tábua e uma faca bem afiada, para não despedaçar o filé. Corte o peixe em pedaços pequenos, em formato de iscas da grossura média de um dedo - ou corte como preferir.
  3. Reserve em uma travessa e esprema 1/2 suco de limão. Acrescente sal a gosto e pimenta-do-reino a gosto.
  4. Misture bem o peixe aos temperos e deixe descansar por 10 minutos, para realçar os sabores.
  5. Em outra travessa, misture a farinha de trigo e o fubá. Uma boa dica é acrescentar temperos como páprica e açafrão, para dar mais sabor e uma corzinha ao peixe.
  6. Com o peixe já temperado, vá passando as iscas nas farinhas, empanando as porções, e reserve.
  7. Em uma panela média, coloque o óleo e deixe aquecer - para saber se a temperatura está correta, coloque um palito de dente dentro do óleo, quando borbulhar, está na temperatura correta.
  8. Vá colocando aos poucos as iscas de peixe e deixe fritar até dourar.
  9. Retire o peixe do óleo e coloque em um prato com guardanapo, para tirar o excesso de óleo.

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 3 horasGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: 60 diasNotas: Em um recipiente com tampa.

Anotações

Também pode ser feita com posta de tilápia.
A tilápia fica ótima servida com um molho de iogurte e mostarda.

Tilapia Frita Inteira

Que tal ser vir uma tilapia frita inteira? Depois só só servir com um vinagrete de pimentão que fica incrivelmente delicioso.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Rale a cebola, coloque sobre uma peneira e aperte bem com o auxilio de uma colher, para retirar todo o caldo da cebola. Junte o alho amassado com o caldo da cebola, adicione sal, pimenta-do-reino e colorau. Reserve
  2. Retire as escamas da tilapia, faça um corta na vertical da barriga para limpar (ou compre limpa) e depois faça cortes não muito profundos na horizontal e coloque-as dentro de um recipiente.
  3. Esprema o suco de 1 limão e regue com o caldo da cebola reservado. Misture bem passando esse tempero por todos os lados da tilápia. Deixe marinar por 15 minutos.
  4. Dentro de um prato, coloque fubá o suficiente para empanar os peixes.
  5. Retire a tilápia da marinada e passe no fubá empanando bem.
  6. Coloque óleo o suficiente para fritar o peixe inteiro. Leve a panela com óleo ao fogo médio e espere aquecer - para saber se o óleo está bom, coloque um palito, se borbulhar está na temperatura ideal.
  7. Coloque o peixe e deixe dourar, depois vire e doure do outro lado.
  8. Sirva quente com um vinagrete.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 130 g

Calorias247 kcal
Gorduras14 g
Carboidratos12 g
Proteinas18 g
Godura Saturada6,000 g
Sódio777 mg

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *