NaColher / Receitas / Acompanhamentos

Salpicão

Preparos: 25 minutos
Preparação: 15 minutos
Rende: 6 porções
Brasileira

Receita de Salpicão

Esse sim é um verdadeiro prato versátil, prático e muito fácil de fazer, porém muitas pessoas ainda não sabem como fazer salpicão.

O salpicão é um dos raros pratos da ceia de natal que realmente foi o brasileiro quem criou. Existem centenas de maneiras de se preparar um salpicão de frango atualmente, cada família coloca o que tiver em casa e pronto. No entanto, existe sim uma receita base onde os ingredientes são basicamente composto por frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa, cenoura ralada, batatas, maionese, salsão, pimentão de várias cores, carne de frango ou peru desfiado temperado com sal.

Salpicao no pote

Com o passar dos anos a receita foi ganhando novas versões e hoje temos o salpicão simples feito com frango, cenoura, maionese e uva passa, Mas temos também a receita de salpicão de natal que leva também milho, ervilha e em alguns casos até batata palha. E temos a versão “original” que poucos conhecem.

Use e abuse da criatividade e faça a sua receita de salpicão com o que você tiver em sua geladeira, porque até os maiores clássicos podem melhorar.

Este salpicão é pra lá de especial porque você pode usar frango assado e fazer a maionese é caseira.

Salpicão de Frango

A primeira receita de salpicão, vai ser inspirada na receita original. Cheia de sabor e ingredientes que iram surpreender a todos. Se você está preparando para a ceia de natal, use peito de frango desfiado, mas se você está preparando o salpicão de frango para o almoço de natal, use o frango assado da noite anterior, ficará divino!

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. No inicio do dia, comece hidratante a uva passa, como opcional! Dentro de um recipiente coloque a uva passa e cubra com vinho branco, deixe hidratando por 4-5 horas.
  2. Dentro de dois recipientes, junte aproximadamente 1 dedo de vinagre, uma pitada de sal e uma colher de sopa rasa de limão. Faça isso nos dois recipientes. Misture.
  3. Lave a maçã, pique em cubinhos ou tirinhas e coloque dentro de um dos recipientes. Descasque a cebola, retire as pontas e fatie em pequenos cubinhos, transfira para o segundo recipiente. Deixe descansar por 30 minutos. colocando a cebola dentro de um recipiente com sal e açúcar
  4. Enquanto isso, lave a cenoura e depois rale usando um ralador de legumes.
  5. Cozinhe 500 g de peito de frango com temperos opcionais - ou utilize frango assado do dia anterior, é só desfiar bem.
  6. Dentro de uma travessa coloque o frango desfiado, a cenoura, o milho escorrido, a maçã e a cebola escorridas e a uva passa - vá adicionando pouco a pouca até ver que está numa quantidade que lhe agrade.
  7. Acrescente maionese a gosto e misture bem, adicione limão e se necessário acerte o sal e os temperos. misturando os ingredientes do salpicão de frango
  8. Finalize com cebolinha e salsinha picadinha, misture. Na hora de servir, cubra com batata palha.
Observações e dicas:
Ervilha, azeitona, presunto e requeijão são bem vindos nessa receita!

Salpicão Simples

Quer economizar, não gosta de juntas ingredientes demais, quer algo simples e fácil de preparar? Essa receita de salpicão simples leva poucos ingredientes e fica deliciosa. Ela pode ser usada como recheio de torta, recheio para sanduiche, você pode servir no almoço de domingo com salada verde, ela combina com batata assada ou com churrasco.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Cozinhe o frango como de costume, desfie, tempere e resserve. Rale a cenoura e reserve.
  2. Dentro de um recipiente vá adicionando os ingredientes aos poucos para que fique mais fácil de misturar. Junte um pouco do milho, um pouco da ervilha, um pouco do frango, um pouco da azeitona e um pouco da uva passa.
  3. Adicione a maionese - se preferir um creme mais leve para a sua receita, use 100 g de maionese e 150 g de creme de leite, bata bem e junte com o salpicão.
  4. Junte todos os ingredientes misturando bem.
  5. Acerte o sal, os temperos e salpique cheiro verde picado a gosto. Se desejar cubra com batata palha e sirva.
Observações e dicas:
Dá pra ir variando os sabores acrescentando outros ingredientes como maçã, vagem, queijo, presunto, batata cozida.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 xícara

Calorias325 kcal
Gorduras17 g
Carboidratos11 g
Colesterol98 mg
Fibras1,5 g
Proteinas28 g
Sódio221 mg
Açúcar5 g

SALPICÃO DE FRANGO

Clássico entre os churrascos e pagodes dos anos 90, o salpicão de frango é uma receita simples e deliciosa que hoje tradicionalmente é servida na ceia de natal ou ano novo.

Sugestão de Cardápio

Aqui está a nossa sugestão de cardápio para você servir com o seu salpicão.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *