Preparos: 260 minutos
Preparação: 40 minutos
Rende: 15 porções
Italiana
Receita de Polenta Frita
Famosa em bares e restaurantes do Brasil todo, a polenta frita é um prato difícil de não amar e fácil de fazer! E no preparo de hoje, eu vou te ensinar o segredo para deixar a polenta frita crocante e sequinha.
Acredite ou não a polenta frita surgiu há muitos anos, alguns especulam que foi no século XV, outros acham que foi um pouco mais tarde no século XVI, no norte da Itália. Os imigrantes italianos não aguentaram ficar longe e trouxeram a receita de polenta junto com eles em 1870.
A polenta tem como ingrediente principal o fubá e é um prato muito versátil, podendo ser consumida mole, sozinha, com molhos de carne, frango ensopado, gratinada, assada e dezenas de outras formas! Mas, hoje, nós vamos aprender como fazer polenta para fritar, uma das receitas mais populares envolvendo essa iguaria.
Além disso, você pode servir com uma geleia de pimenta, com maionese caseira, com um molho rosé ou um molho verde, receitas que já temos aqui no Nacolher.
Não importa a refeição, uma polenta frita é sempre uma boa escolha de acompanhamento ou petisco. Confira o passo a passo e as dicas para preparar uma polentinha frita caseira crocante sempre que der vontade! Vamos lá!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Leve uma panela grande ao fogo alto, coloque um pouco de azeite e adicione a cebola bem picada para dourar. Vá mexendo para não queimar.
- Enquanto isso, em uma travessa ou refratário com o fubá, adicione um pouco da água e mexa para dissolver e ficar no ponto de uma pasta - esse passo é essencial para o fubá não empelotar quando for para o fogo.
- Na panela, com a cebola dourada, acrescente o restante da água, a pimenta-do-reino e o cubo de caldo de galinha - você pode substituir o cubo de caldo por outros sabores, como legumes ou carne, ou utilizar caldo pronto e temperado no lugar da água.
- Mexa até o caldo derreter por completo.
- Depois, acrescente a pasta de fubá e abaixe o fogo para médio. Mexa sem parar.
- Tempere com sal a gosto e, se quiser, pode acrescentar temperos em pó da sua preferência.
- Continue mexendo sem parar até que o fubá comece a engrossar e soltar do fundo, se transformando em polenta - o ponto precisa ser bem grosso e firme porque ainda vamos cortá-la para fritar.
- Depois que alcançar o ponto, continue mexendo para cozinhar a polenta por mais uns 5 minutos, mais ou menos.
- Desligue o fogo, passe a polenta para uma forma de bolo e espalhe até ficar uniforme.
- O ideal é deixar a polenta descansar na geladeira de um dia para o outro, mas se você quiser preparar no mesmo dia, deixe gelando entre 4 a 6 horas que ela já estará dura o suficiente para cortar.
- Com a polenta gelada, desenforme em uma superfície reta.
- Meça o tamanho das polentas de acordo com sua preferência, podendo ser mais grossa para rechear ou mais fininha - eu calculei um dedo de espessura, mais ou menos. Corte tiras e depois no comprimento que quiser.
- Coloque uma panela com óleo para esquentar. Enquanto isso, você pode empanar as tiras de polenta no fubá para ficar ainda mais crocante - mas esse passo é opcional.
- Com o óleo quente, coloque as polentas aos poucos e retire quando estiverem bem douradinhas - uma dica é que as polentas vão direto para o fundo da panela quando colocadas no óleo e sobem para a superfície quando estão prontas.
- Coloque-as no papel toalha para ficarem bem sequinhas. Prontinho! Uma deliciosa polenta frita para você aproveitar!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 4 diasFreezer/Congelador: 30 diasNotas: Você pode congelar a massa antes da fritura em potes com tampa.Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 150 kcal |
Gorduras | 0,68 g |
Carboidratos | 31,85 g |
Fibras | 3 g |
Proteinas | 3,48 g |
Sódio | 75 mg |
Açúcar | 0,26 g |
Como Fazer Polenta Frita
Aprenda a fazer uma polenta frita crocante com o Daniel do canal Receitas do Daniel Gomez!
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para acompanhar a polenta frita!