Preparos: 60 minutos
Preparação: 90 minutos
Rende: 5 porções
Italiana
Receita de Pão Italiano
Eu amo pão italiano caseiro! Aquele cheirinho saindo do forno é sinônimo de perfeição, não é mesmo? A textura da casca crocante e por dentro a massa molinha. Huuuuum! Hoje eu vou te ensinar como fazer pão italiano, igual aquele que você compra na padaria.
Como todos os outros pães, o italiano é super versátil! Você pode comer com manteiga, geléia, recheado e até servir sopas dentro dele. MARAVILHOSO né? Ele é super tradicional, especialmente na região do Bixiga, em São Paulo, e segue a mesma receita há mais de 100 anos.
Eu adoro fazer essas preparações simples e que carregam histórias. Afinal, nosso País é super rico culturalmente e na gastronomia não poderia ser diferente, né? Em cada cantinho do Brasil temos diversos países espalhados com receitas de todos os cantos. E eu confesso que a italiana é a minha preferida! E esse pão italiano está no TOP 5 por aqui, viu?
E no preparo eu vou te dar uma dica totalmente especial, viu? Que vai deixar o pão italiano ainda mais saboroso! Aquelas técnicas que qualquer um pode fazer, mas geralmente só os chefs sabem. Então, que tal vestir o avental e preparar essa receita digna de “mangia che te fa bene?” Vamos lá!
Lista de Ingredientes Esponja de Fermentação
Modo de Preparo Esponja de Fermentação
- Esse pré-preparo vai garantir mais consistência e deixar o pão italiano mais leve.
- Primeiro, você precisa colocar em uma tigela a farinha de trigo e o fermento biológico seco. Se quiser, também pode utilizar o fermento fresco, mas você vai precisar amassar com um garfo ou esfarelar diretamente na farinha. Misture bem os dois ingredientes.
- Em seguida, adicione aos poucos a água e misture com uma colher, até todos os ingredientes ficarem homogêneos. A água precisa estar em temperatura ambiente em um dia de calor ou um pouco morna se o dia estiver mais frio.
- Coloque um pano úmido ou plástico filme para cobrir a tigela e reserve.
- Aguarde cerca de 30 a 60 minutos ou até que a esponja ganhe volume para utilizar na massa.
Lista de Ingredientes do Pão
Modo de Preparo do Pão
- Primeiro, vamos fazer uma técnica de panificação simples e que faz toda a diferença: a autólise. Ela vai deixar a massa mais suave, macia e bem flexível, tornando o manuseio melhor. Vamos lá?
- Em uma tigela, de sua preferência, adicione a farinha e a água. Misture bem com as mãos e finalize com a ajuda de uma espátula. Cubra com um plástico e deixe a massa descansar por cerca de 60 minutos.
- Depois que a massa descansou, agora comece incluindo os ingredientes. Adicione o fermento em pó, o açúcar e depois a esponja de fermentação. Misture tudo com as mãos, até que os ingredientes estejam todos unidos.
- Em seguida, adicione o azeite e continue misturando. Para saber se a massa está no ponto ideal, pegue e levante a massa com uma mão só e tente soltar na tigela. Ela não pode estar grudando totalmente na sua mão e deve cair suavemente.
- Em uma bancada limpa, coloque farinha e inicie o processo de sova. Segure a ponta da massa com a mão e estique-a na bancada com a base da outra mão. Dobre a massa sobre si mesma, de volta ao ponto inicial. Repita esse processo cerca de 10 minutos. Se precisar, coloque um ponto de farinha na sua mão e envolva a massa.
- Agora abra a massa e acrescente o sal. Volte a sovar por mais 3 minutos, para misturar o sal com a massa. Nesse momento a sua massa deve estar bem macia e lisa. Deixe descansar por cerca de 20 minutos.
- Nessa receita, nós vamos preparar dois formatos diferentes para o pão, ok? Então, primeiro divida a massa em 5 porções iguais. Uma espátula ou uma faca pode te ajudar nesse processo. Lembrando que esses processos precisam ser feitos sempre com delicadeza.
- Você vai precisar bolear as massas. É um processo bem simples! Vire a massa e com a mão vá puxando suavemente para o centro formando uma bolinha. Repita esse processo com todas as massas. Deixe descansar por 15 minutos.
- Agora é preparar os dois formatos: circular e filão. O circular basta movimentar a massa com as mãos novamente para deixar no formato redondo. Agora o formato de filão você vai precisar abri-la em formato retangular. Pegue a parte de baixo e enrole até a metade e com a palma da mão aperte suavemente. Vire a massa e repita esse processo.
- Coloque um plástico e deixe descansar por 12h na geladeira. Você também pode fazer no mesmo dia, mas a consistência de pão italiano vai ser atingida justamente com essa fermentação gelada.
- Assim que o pão fermentar, retire a geladeira e faça o corte. No pão redondo, com uma gilete faça 4 cortes em formato quadrado e no fião 2 cortes. Elas devem começar na extremidade do pão e vai até um pouco depois do meio. Já a outra, precisa ir um pouco antes do meio e vai até a outra extremidade.
- Antes de colocar a massa para assar, use um ou dois panos enrolados dentro de uma forma de bolo ou em uma assadeira com borda alta. Coloque água fervendo sobre os panos, preenchendo até a metade da forma e coloque na parte mais baixa do forno. Essa dica é para que gere bastante vapor e garanta que o pão cresça.
- Agora é só colocar para assar, em forno preaquecido a 250 °C. Depois de 15 minutos, retire a forma com pano - para cortar o vapor - e volte o pão ao forno por mais 25 minutos ou até que o pão fique dourado.
- Transfira o pão para uma grade de resfriamento e depois é só curtir essa maravilha!
Informação Nutricional
Porção de 1 fatia média
Calorias | 54 kcal |
Gorduras | 0,7 g |
Carboidratos | 10 g |
Proteinas | 1,76 g |