NaColher / Receitas / Bolos

Pão de Ló

Preparos: 20 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 12 porções
Italiana

Receita de Pão de Ló

Eu não trabalho com confeitaria, mas amo preparar pão de ló para fazer bolo de camada, semana passada uma amiga me pediu com uma certa urgência, um bolo confeitado, e eu decidi aceitar o desafio! O bolo mais incrível que eu fiz na vida, com uma massa mega fofinha, com poucos ingredientes o pão de ló sem duvidas é a melhor massa para bolos recheados e confeitados.

Se você está pensando em fazer uma massa de bolo de aniversário, bolo de casamento, evento familiar ou quer ter uma renda extra trabalhando em casa mas de uma maneira econômica, sem ter muita habilidade na cozinha, a massa de pão de ló é perfeita para você.

O pão de ló, também conhecido como bolo esponjoso, foi criado na metade do século XVII, pelo cozinheiro Giovan Battista Cabona (fonte: Wikipédia). Inicialmente sua massa foi criada usando apenas açúcar, farinha e vários ovos, sem fermento.

Até aonde sei, existem 4 massas de bolo pão de ló para preparar lindos e deliciosos bolos recheados. Já testei todas as 4, e a diferença entre elas está no tamanho e numa delas no sabor. irei ensinar 3 receitas simples, fáceis e saborosas. Depois é só escolher uma calda de leite para molhar a massa, um recheio de chocolate e uma cobertura para deixar seu bolo pão de ló ainda mais lindo.

Entre as 4 receitas que conheço estão, o pão de ló de chocolate, como o nome já diz, leva achocolatado ou cacau em pó em sua massa. O bolo pão de ló tradicional, é o clássico, com uma massa leve, macia e esponjosa, também conhecido como pão de ló 3 ingredientes. O pão de ló de liquidificador, que diferentemente dos outros que devem ser feitos usando uma batedeira, esse não precisa e fica bem parecido com um bolo simples, porém maior, ele fica menor que as receitas anteriores, sua massa é um pouco mais pesada, mas o sabor ainda é incrível. Já o pão de ló com massa profissional, leva leite ou água, fermento e as vezes até um pouco de óleo, sua textura também é bem leve, no entanto sua massa é mais firme dando mais estabilidade e firmeza para preparar um bolo de 7 camadas.

Sem mais delongas, se você quer aprender como fazer pão de ló em casa de uma maneira econômica, você está no lugar certo. Confira abaixo as melhores receitas de pão de ló!

Pão de Ló 3 Ingredientes

Receita clássica, econômica e muito fácil de fazer. Com apenas 3 ingredientes, sendo sem fermento você aprenderá como preparar um bolo fofinho, leve e delicioso para fazer lindos bolos recheados.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Dentro de um recipiente, quebre os ovos em temperatura ambiente, todos separadamente para ter certeza de que nenhum está estragado. Depois se achar necessário, retire a película das gemas passando por uma peneira ou retire puxando com as pontas dos dedos.
  2. Transfira os ovos para uma batedeira e bata em velocidade média para alta, por 5 minutos ou até triplicarem de tamanho. Se você optar por adicionar essência de baunilha, acrescente neste momento. Pão de Ló1
  3. Depois acrescente aos poucos, com a batedeira ainda ligada e batendo, o açúcar refinado. Bata por mais 5 minutos.
  4. Desligue a batedeira e adicione aos poucos a farinha de trigo peneirada, misturando com uma espátula. Pão de Lo2
  5. Forre uma forma de 18x10cm com um circulo de papel manteiga. Usar uma forma com fundo removível ajuda muito. Não unte a forma pois o bolo precisa grudar nas laterais para que possa crescer sem murchar. Despeje a massa e leve ao forno.
  6. Asse em forno preaquecido à 180° C por cerca de 30-40 minutos. Faça o teste do palito, ele precisa sair limpo.
  7. Espere esfriar, passe uma faca nas laterais da forma para desgrudar o bolo e desenforme com cuidado.
Observações e dicas:
Se você não tem uma forma alta, basta cortar o papel manteiga na largura desejada, colar as pontas com uma fita, transformando em um circulo e encaixar na forma. Assim a sua massa irá crescer com a ajuda do circulo feito de papel manteiga.
Se você desejar uma massa sem glúten, troque a farinha de trigo por amido de milho.

Pão de Ló Profissional

Prefere uma massa mais firme com estrutura para preparar um bolo de até 7 camadas? Ou quer adicionar um recheio mais cremoso e está com medo de preparar o bolo com 3 ingredientes? Essa opção de pão de ló com massa profissional é sensacional!

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Peneire a farinha de trigo e reserve. Dentro de uma panela, coloque o leite, o óleo e a essência de baunilha como opcional. Leve ao fogo e espere ferver. Assim que começar a levantar fervura, desligue o fogo e reserve.
  2. Quebre os ovos separadamente, retire a película se desejar e leve os ovos para bater dentro de uma batedeira junto com o açúcar. Bata por aproximadamente 5 minutos.
  3. Depois adicione o leite quente aos poucos, sempre batendo. Em seguida acrescente a farinha de trigo peneirada, com a batedeira ainda batendo. Bata até ficar homogêneo. Vai voar farinha pra todo lado, mas é assim mesmo.
  4. Finalize adicionando o fermento em pó misture delicadamente com uma espátula, até não restar mais nenhuma bolha de ar na massa.
  5. Transfira a massa para uma forma 21x10cm forrada no fundo com papel manteiga, depois unte o papel com manteiga. Não unte as laterais.
  6. Leve para assar em forno preaquecido a 180° C por 30 minutos. Faça o teste do palito!
  7. Espere esfriar, passe uma faca afiada nas laterais da forma e desenforme com cuidado.
Observações e dicas:
Corte o bolo usando uma faca de pão, um aro de cortador de bolo ou uma linha.
Você também pode distribuir a massa em partes iguais em outras formas menores, para não ter que corta o bolo depois de pronto, e ainda sim fazer um bolo recheado.

Pão de Ló de Liquidificador

Não tem batedeira? Não se preocupe! Você também pode preparar uma deliciosa receita de pão de ló de liquidificador!

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Dentro de um liquidificador, coloque os ovos e o açúcar refinado. Bata por 3 minutos até ficar homogêneo. Se desejar adicione a essência de baunilha e retire a película das gemas.
  2. Adicione em seguida o leite morno e o óleo, Bata por mais 1 minuto, reserve.
  3. Em outro recipiente, peneire a farinha de trigo e adicione aos poucos a mistura do liquidificador. Misture constantemente com um batedor de arames até ficar uma massa homogênea.
  4. Finalize com fermento em pó e misture delicadamente.
  5. Transfira para uma forma de 20x8 ou 1 forma 15x10. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por cerca de 35-40 minutos. Faça o teste de palito.
Observações e dicas:
Você também pode fazer seus bolos em forma retangular, quadrada ou com furo no meio para comer puro e sem recheio. basta caprichar na calda e dividir a massa em duas formas.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 450 g

Calorias187 kcal
Gorduras2 g
Carboidratos36 g
Colesterol107 mg
Proteinas4 g
Sódio144 mg

COMO FAZER MASSA DE PÃO DE LÓ PROFISSIONAL COM 3 INGREDIENTES

Aprenda como fazer pão de ló fácil, essa receita é bem rápida e sem complicações.

3 comentários em “Pão de Ló

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *