Preparos: 10 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 1 porção
Brasileira
Receita de Molho Madeira
Molho madeira! Ele que foi criado inicialmente para acompanhar e neutralizar o sabor de carnes exóticas como língua, rins, carneiro. Mas, pensa numa receita que me deu trabalho, não por ser demorada, complicada ou difícil, mas sim porque existem várias versões e poucas delas seguem a receita original. Depois de muito pesquisar e estudar, enfim aprendi como fazer molho madeira.
Vocês já sabem que aqui no Nacolher, gosto sempre de trazer e ensinar a receita o mais parecida possível com a sua clássica versão, mas, também sempre teremos a receita popular, econômica e mais fácil. Por isso, teremos hoje o molho madeira tradicional, que me custou caro, e muito tempo, pois o vinho madeira não é muito barato, rs – mas compensou muito! Teremos também o molho madeira fácil, com um vinho semelhante, e outra receita de molho madeira caseiro sem caldo de carne.
O molho madeira tradicional, como citei acima, leva em seu preparo o vinho madeira. No entanto, infelizmente, mesmo o filé ao molho madeira sendo um dos pratos mais pedidos em buffet de casamentos e eventos, pouquíssimas pessoas sabem como o molho madeira é realmente feito, na verdade, nem sequer sabem que existem um vinho madeira.
O molho madeira já foi o protagonista dos pratos mais refinados da monarquia europeia. Originalmente o molho levava aipo, alho-poró, cenoura e ervas adicionadas a um caldo de carne caseiro, que era cozido por algumas horas, para obter um ótimo sabor. Com o passar dos anos, e sendo levado de país em país, o molho madeira caseiro se tornou um molho popular, encontrado em qualquer canto sem as devidas qualidades do molho original. Isso não é ruim, mas nem todo mundo realmente está degustando de um verdadeiro molho madeira, e sim apenas de um molho ao vinho.
Alguns fazem o molho madeira simples, usando caldo de carne industrializado e vinhos assemelhados ao vinho madeira, claramente o sabor não é, e não será o mesmo. Mas calma, se você não tem o vinho certo, escolha uma das outras duas opções, que ainda, sim, não só pode, como ficará delicioso, pode confiar.
Molho Madeira Simples
Você já deve estar confusa com tanta receita diferente sobre como fazer molho madeira fácil, acertei? Calma, aqui teremos as três versões, e dentre elas a tradicional e a mais popular. E como nem todos iram achar, ou poder comprar o vinho madeira, que tal começarmos pela receita mais simples e abrasileirada?Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Unte uma frigideira com manteiga ou azeite e leve ao fogo médio, espere aquecer.
- Coloque a carne delicadamente e deixe dourar dos dois lados até que ela solte da frigideira. Retire e reserve dentro de um recipiente coberto - de preferencia com papel alumínio e deixe dentro do forno enquanto preparamos o molho.
- Em fogo médio/baixo, adicione a manteiga e a cebola previamente picada em pequeno cubinhos, misture raspando o fundo para que solte aquela crostinha da carne que ficou na frigideira.
- Em seguida, acrescente o vinho, e em fogo baixo mexa deixe reduzir um pouco.
- Enquanto isso, separadamente, limpe os cogumelos com papel toalha, pique e leve para grelhar.
- Transfira o molho já reduzido para a frigideira com os cogumelos, passando por uma peneira grossa para separar a cebola, se desejar.
- Desligue o fogo, misture e junte a carne ou sirva separadamente.
Anotações
Molho Madeira Tradicional
Aqui está a belezinha do molho madeira tradicional que me custou caro, rs. Estou brincando gente, eu simplesmente amo vinho, e acabou compensando demais comprar esse vinho madeira, já que sua durabilidade é bem maior que os outros, sendo a mesma do vinho do porto. Sem contar, que acabei podendo testar varias outras receitas, e a dose utilizada sempre é bem pequena, o tal do custo x beneficio.Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Prepare o caldo de carne caseiro com retalhos e ossos. Basta cozinhar com cenoura, aipo, tomate, cebola e ervas. Deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas. Depois passe por uma peneira. Reserve.
- Limpe os cogumelos com papel toalha e fatie. Dentro de uma frigideira, adicione 1 colher de manteiga e leve ao fogo médio, espere derreter.
- Adicione os cogumelos e deixe grelhar por alguns minutos, mexendo sempre para dourar por igual. Retire os cogumelos da frigideira e reserve.
- Em seguida adicione o restante da manteiga, deixe derreter em fogo baixo e junte a farinha de trigo. Misture rapidamente para não empelotar - se desejar não adicionar a farinha, o molho ficará mais tempo cozinhando ou ficará ralo.
- Em fogo médio, junte o vinho vinho aos poucos, misturando com um batedor de arames para não empelotar, e para incorporar todos os ingredientes.
- Acrescente o caldo de carne, sal e pimenta a gosto e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, misturando as vezes até reduzir e engrossar. Desligue o fogo.
- Junte a carne com o molho, ou sirva separadamente.
Anotações
Molho Madeira Caseiro
Já aprendemos o fácil e simples sem caldo de carne, e também o clássico, agora que tal aprender o mais popular?Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Dentro de uma panela, doure a cebola picada com a manteiga.
- Em seguida adicione a farinha de trigo e misture rapidamente com um batedor de arames para não empelotar.
- Junte o caldo de carne aos poucos, misturando sempre.
- Em seguida, junte o vinho, sal e pimenta a gosto. Misture e deixe engrossar em fogo médio, sempre misturando - se quiser adicione cogumelos em conserva sem a água.
- Passe por uma peneira e sirva.
Você Sabia?
Antigamente, a milhares de anos atrás, os grandes cozinheiros da realeza, tinham com eles um grande problema a resolverem: o mau cheiro dos pratos feitos a base de carne. Dá para imaginar não é mesmo? Língua, fígado, rins, partes de animais que tinham acabado de ser caçados e obviamente não muito limpos.
Diz a história, que um dos chefs ameaçado por seu patrão, mergulhou um carneiro limpo numa mistura de plantas e álcool de uvas (vinho) e ao servir, foi euforicamente aplaudido. Pois ali, além de eliminar os cheiros desagradáveis, havia-se, também, inventado o molho. Dali em diante surgiram suas variações como: bechamel, espanhol, vellutata e de tomates. Com o passar dos anos outros surgiram e, então, tivemos o famoso molho madeira, que também não se sabe ao certo sua origem.
Até onde se sabe o molho madeira é de origem portuguesa, já que a Ilha da Madeira está localizada lá, porém outros tentam reivindicar dizendo ser de criação inglesa ou até mesmo francesa.
Informação Nutricional
Porção de 30 g
Calorias | 23 kcal |
Gorduras | 1,7 g |
Carboidratos | 1,8 g |
Proteinas | 0 g |
Sugestão de Cardápio
Veja algumas sugestões de cardápio para o seu Molho Madeira.
Fantástico, parabéns, vcs não apenas deram as receitas, deu algo a mais….a origem…parabéns