NaColher / Receitas / Carnes

Lombo Assado

Preparos: 30 minutos
Preparação: 60 minutos
Rende: 8 porções
Brasileira

Receita de Lombo de Porco Assado

Diga adeus ao lombo ressecado! Hoje vou te ensinar como fazer lombo assado suculento, úmido e perfumado. Receita perfeita para a ceia de natal, dia dos pais, ou para receber a família no fim de semana. É uma explosão de sabor e suculência que certamente vai te dar vontade de preparar sempre.

Todo ano, na ceia de natal minha mãe adora prepara um lindo chester ou peru assado. Já eu sempre me encarreguei de preparar o segundo prato principal que modéstia parte acaba sendo o primeiro a ser devorado por todos. Todo ano preparo um molho diferente. Tem lombo assado com molho madeira, com molho de laranja, com fatias de abacaxi, enrolado com bacon, assado com pêssego, no entanto a base para as minhas receitas de lombo assado no forno sempre foram as mesmas, um tempero básico mais com uma explosão de sabor.

lombo assado com molho

A receita de lombo assado para a sua ceia de natal ou para o ano novo, com certeza tem que ser está. E não se preocupe, se quiser fugir do básico, vou dar algum dicas nesta receita também.

O melhor de tudo é que o tamanho do lombo de porco assado é você quem decide. E se sobrar, acredite, cozinha-lo em pedaços com o molho e shoyo por alguns minutos na panela de pressão, fica sensacional para comer cm macarrão.

lombo com abacaxi

Gostou? Então já anota ai no seu caderno de receitas que da tempo de colocar na marinada.

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes para o Lombo

Modo de Preparo

  1. Para o tempero, pique a cebola e o alho grosseiramente. Dentro de um liquidificador coloque o vinho, o sal, a cebola picada, o alho, a pimenta do reino. pimenta calabresa e um pouco de paprica opcional. Bata por alguns minutos em velocidade média. batendo os ingredientes do tempero no liquidificador
  2. Transfira o lombo inteiro para um recipiente grande e fundo, faça alguns furos pela carne com a ponta de uma faca afiada e cubra com o tempero, coloque as folhas de louro envolta do lombo e cubra com papel filme. Deixe descansar na geladeira de um dia para o outro. marinada para o lombo assado
  3. Retire o lombo do recipiente, seque com um papel toalha e reserve o tempero do recipiente.
  4. Unte uma panela de pressão om azeite ou óleo, leve ao fogo baixo e espere aquecer. Coloque o lombo e sele todos os lados até dourar. selando o lombo
  5. Adicione apenas um pouco de água, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos após pegar pressão - sim, você precisa cozinhar na pressão, o lombo é uma carne muito seca e dura, se caso pular essa etapa, sua carne não ficara macia.
  6. Depois de cozinhar, desligue a panela e deixe a pressão sair sozinha.
  7. Transfira o lombo para uma assadeira, despeje o tempero reservado e leve para assar - se desejar adicione fatias de abacaxi. levando o lombo para o forno
  8. Deixe assar em forno preaquecido a 220°C por cerca de 45 minutos. Desligue o forno, retire o caldo para fazer o molho. Volte o lombo ao forno desligado e mantenha-o lá até terminarmos o molho.
  9. Em uma xícara com 1/3 de água, adicione o amido de milho e misture até dissolver completamente. Transfira o caldo reservado para uma panela e junte o amido dissolvido. Leve ao fogo médio e misture até engrossar. preparando o molho
  10. Retire o lombo do forno e sirva com o molho dentro de uma molheira.

Dicas

Se for adicionar batatas, deixe-as descansando com o lombo na geladeira. Coloque-as para assar junto com o lombo.
Você também pode adicionar legumes.
O tempo de forno irá variar conforme o tamanho da sua peça de lombo, quanto maior, mais tempo.
O tempo também pode variar de forno para forno, o meu é elétrico, ou seja, um pouco mais forte que os a gás. Fique de olho na carne.

Opção de Molho 2

Modo de Preparo

  1. Dentro de uma panela, adicione o óleo, coloque as cebolas previamente picadas em cubinhos, a maça e o alho amassado.
  2. Refogue por alguns minutos até ficar tudo bem macio e levemente dourado.
  3. Adicione o caldo de galinha e as folhas de louro. Despeje sobre o lombo já selado e dentro de uma assadeira. O tempo de forno é o mesmo que do modo de preparo anterior.
  4. Depois de assado, junte 3/4 xícara de caldo de galinha com o açúcar e com o amido de milho, misture até dissolver completamente e junte dentro de uma panela com o caldo da assadeira e com os vegetais assados.
  5. Acerte o sal e deixe ferver até engrossar. Sirva com o lombo.

Opção de Molho 3

Modo de Preparo

  1. Dilua o amido de milho em 1/3 de xícara de água.
  2. Junte com todos os outros ingredientes dentro de uma panela e leve em fogo alto até reduzir e engrossar.
  3. Depois é só servir com o seu lombo assado e fatiado.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 84

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 fatia fina

Calorias52 kcal
Gorduras3 g
Carboidratos0 g
Proteinas5 g
Godura Saturada1 g
Sódio46 mg

Lombo de Porco Assado

Aprenda como preparar Lombo Assado, com um tempero especial.Esta receita de carne assada é especial principalmente para ceia de natal e ano novo. É uma receita simples e fácil de fazer.

Sugestão de Cardápio

Veja algumas opções deliciosas para acompanhar o seu lombo assado.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *