NaColher / Receitas / Bebidas

Gemada

Preparos: 5 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 6 porções
Brasileira

Receita de Gemada

Você já ouviu falar em eggnog? A tradicional gemada natalina, essa receita que sempre tem espaço garantido nas celebrações americanas pode ser reproduzida no conforte de sua casa!

A primeira vez que experimentei a gemada caseira, foi quando criança, sempre que eu ficava gripada minha mãe preparava gemada para ajudar para o combate o resfriado.

Hoje resolvi relembrar esse pedacinho tão gostoso da minha infância e preparar uma gemada cremosa, mas claro, com um toque diferente. Vou ensinar como fazer gemada americana, ou seja, gemada com álcool um drink com álcool um pouco diferente da receita da minha mamãe.

Gemada00

Depois de muitas tentativas, ou como diz o meu pai – depois de varias vezes preparando bebida com sabor de ovo cru. Acertei na receita! Esta receita de gemada é espessa, doce, cremosa e macia, com o sabor perfeito. Se desejar não adicionar álcool, também ficara incrível.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Separe as claras e use em outra receita. Dentro de um recipiente grande, junte as gemas com o açúcar e bata com um batedor de arames até obter um creme claro, reserve. Gemada1
  2. Numa panela em fogo médio, junte o creme de leite fresco, o leite, a noz-moscada e uma pitadinha de sal. Mexa frequentemente até que a mistura atinja uma fervura simples. Se desejar adicione canela. Gemada2
  3. Com uma concha, pegue um pouco da mistura de leite bem quente e junte com a mistura de ovo, mexendo vigorosamente sem parar. Repita, adicionando uma concha por vez cada vez, para temperar os ovos. Isso deve ser feito aos poucos para o ovo não empelotar. Gemada3
  4. Assim que a maior parte do leite quente for adicionado aos ovos, transfira a mistura de volta para a panela no fogão.
  5. Em fogo baixo, bata constantemente com um batedor de arames por apenas alguns minuto, até que a mistura fique ligeiramente espessa. Vai engrossar mais à medida que esfria. Retire do fogo e adicione a baunilha.
  6. Transfira a gemada para um jarro ou outro recipiente, cubra com plástico filme e leve à geladeira até esfriar. Ele vai engrossar à medida que esfria. Se você quiser uma consistência mais fina e completamente lisa, pode adicionar toda a mistura ao liquidificador com 1 ou 2 colheres de sopa de leite e bata até ficar homogêneo.
  7. Sirva com 1/3 da xícara ou copo de conhaque, rum, bourbon ou uísque e finalize com uma pitada de canela e chantily.
Observações e dicas:
Também pode ser servido quente.
Guarde a gemada caseira na geladeira por até uma semana.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 xícara

Calorias307 kcal
Gorduras21 g
Carboidratos22 g
Proteinas6 g
Açúcar20 g

Eggnog A Gemada Americana de Natal

Quer aprender a fazer Eggnog? Aquela gemada americana de natal? Fica animal de verdade, muito saboroso...

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *