NaColher / Receitas / Doces

Doce de Abobora em Pedaços

Preparos: 10 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 15 porções
Brasileira

Receita de Doce de Abobora em Pedaços

⁣Toda colorida e com um sabor delicioso! Assim é o doce de abóbora em pedaços, com aquela leve casquinha por fora e bem macia por dentro! É um doce para deixar qualquer um babando, com sabor de infância e adivinhem do que mais? Dê festa junina! Não sei ai, mas aqui na minha cidade, sempre que tem festa junina, tem doce de abobora em pedaço.

Quando eu era criança, minha tia mais velha fazia a melhor receita de doce de abóbora em pedaços do mundo! Com uma casquinha crocante por fora e bem cremoso e docinho. Fala serio, doce caseiro é algo que todo mundo gosta, porém nem todo mundo quer fazer em casa por achar que é um bicho de sete cabeças.

receita de doce de abobora em pedaços

Mas só aqui no Nacolher você vai aprender como fazer doce de abóbora em pedaços em duas maneiras diferentes, um doce de abobora de corte, e um doce de abobora com cal (você também pode fazer sem). O passo a passo é bem mais fácil do que você imagina, porém temos que levar alguns pontos dessa receita em consideração. Vou deixar tudo anotadinho logo no final da receita.

O doce de abóbora em pedaços caseiro é muito prático e econômico para se fazer em casa, e você pode até fazer para vender e assim ter uma renda extra vendendo doce caseiro em casa. Não precisa de muito investimento, porque não exige ingredientes caros.

como fazer doce de abobora em pedaço

O doce de abobora em pedaços fica com o sabor irresistível da abóbora e você pode usar tanto a paulista (de pescoço) como a moranga, ou cabotiã. Mas me diz ai, você prefere o doce com aquela casquinha por fora ou um doce em calda?

Como Fazer Doce de Abobora em Pedaços

Sequinho, com casquinha crocante e com direito a ser polvilhado com açúcar e até mesmo cravo em pó. Esse doce sem duvidas tem sabor de festa junina.
Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Corte a abobora ao meio, descasque e retire as sementes. Depois corte em fatias com cerca de 2 dedos de espessura e pique em pedaços pequenos.
  2. Transfira os pedaços de abobora para uma panela, adicione a água a canela, o cravo leve ao fogo. cozinhando a abobora para o doce de abobora
  3. Deixe cozinhar em fogo médio/alto até que a abobora fique bem macia - algumas pessoas gostam de cozinhar a abobora junto com o açúcar, eu prefiro fazer em etapas.
  4. Transfira a abobora cozida para um recipiente, descarte a canela e o cravo. Amasse bem até virar um purê. Volte para a panela, acrescente o açúcar, o vinagre e misture bem. misturando o doce de abobora na panela com açucar ate dar ponto
  5. Leve ao fogo médio e mexa o doce até ele desgrudar do fundo da panela -cuidado se queimar, pois o doce espirra bastante. Coloque uma tampa meio aberta se preferir.
  6. Mexa o doce até chegar no ponto quase de brigadeiro.
  7. Transfira para uma forma, distribua bem com o auxilio de uma colher. transferindo para uma forma
  8. Cubra com um pano e deixe descansar por no mínimo 20 horas - isso irá fazer com que o doce crie uma casquinha crocante por fora.
  9. Depois é só cortar em pedaços redondos, quadrados ou usando cortadores em formato de coração.

Notas

- Antigamente os mais velhos deixavam o doce secar ao sol, coberto com um pano por aproximadamente 3 dias. Ficava maravilhoso!

- Se desejar algo mais rápido e sem casquinha, adicione 1 geltina hidratada quando o doce estiver quase pronto. Depois é só deixar amornar e descansar por 1 hora fora da geladeira.

Doce de Abobora em Pedaços com Cal

Também conhecido como doce de abobora em calda, ou doce de abobora em pedaços com bicarbonato, essa receita fica deliciosa e se torna uma ótima sobremesa ou recheio para tortas doces. Ah e não se preocupe, se você não tiver cal ou bicarbonato em casa, também dá certo fazer sem, ela só vai ficar um poucos mais molinha.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Escolha uma abobora de sua preferencia, retire a casca, as sementes e depois corte em cubos pequenos, reserve.
  2. Coloque a água dentro de uma vasilha, adicione o cal e misture bem. Adicione a abobra e deixe descansar por 1 hora - a abobora precisa ficar submersa na água. Quanto mais tempo nessa mistura, mais a abobora ficará firminha no doce, no entanto não ultrapasse o tempo de 4 horas.
  3. Descarte a água e lave os cubos de abobora em água corrente para retirar bem o excesso.
  4. Dentro de uma panela grande, de fundo grosso, coloque o açúcar e os cubos de abobora, leve ao fogo médio e misture as vezes até o açúcar começar a derreter.
  5. Em seguida adicione o suco de limão, os paus de canela, e o cravo.
  6. Misture bem e deixe cozinhar, com o passar do tempo ela começará a soltar água - se a abobora não soltar muita água, adicione 1 xícara de água.
  7. Quando soltar água, deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos - se a água secar, adicione um pouco até quase cobrir a abobora.
  8. Para saber o ponto espete a abobora com um garfo, ele precisa perfurar facilmente e você sentir que o doce esta firme por fora e macio por dentro. Para saber se a calda está no ponto, transfira um pouco para um pratinho, leve ao congelador por 5 minutos, retire do congelador e veja se a calda já está lisa a ponto de fio - enquanto isso o doce irá amornando para guardarmos nos potes.
  9. Depois de amornar bem, transfira o doce para potes de vidros esterilizados.
  10. Depois é só servir puro, com queijo, com creme de leite ou passar no açúcar de confeiteiro.

Notas

- Qual a função do cal no doce de abóbora?
No preparo do doce de abóbora, a cal virgem é responsável por deixar a abóbora com uma consistência crocante por fora e macia por dentro.

- Armazenamento: Pote de vidro por até 8 dias na geladeira.

- Não volte o garfo ou colher que você colocou na boca para dentro do pote, isso estragará o doce!

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 98

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 unidade

Calorias87 kcal
Gorduras0 g
Carboidratos22 g
Proteinas0 g

Sugestão de Cardápio

Veja algumas opções deliciosa para servir com seu Doce de Abobora em Pedaços.

1 comnéntario “Doce de Abobora em Pedaços

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *