NaColher / Receitas / Doces

Curau de Corte

Preparos: 20 minutos
Preparação: 25 minutos
Rende: 12 porções
Brasileira

Receita de Curau de Corte

Se você é daqueles que adora colocar milho em tudo, com certeza vai se apaixonar por esse curau de corte! O curau mais tradicional é aquele pastoso, esse que vou te apresentar agora é mais consistente, mas não deixa de ser macio e derreter na boca.

Esse post é em homenagem ao meu avô que amava curau de corte. Meus avós tinham uma plantação de milho lá no interiorzinho do Ceará, era algo bem humilde, mas rendia muitas receitas deliciosas. Milho na espiga com manteiga, pamonha doce e salgada, bolo de milho cremoso, polenta crocante, broa de milho e muito mais!

como fazer curau de milho

Toda semana tinha uma comida diferente, mas o prato favorito do meu avô era o curau de corte. Tenho muito vívida a lembrança dele comendo um pedaço de curau acompanhado de um café preto, na frente da TV, toda quarta à tarde. Além disso, minha avó sempre fazia curau de corte para eu levar nas Festas Juninas da escola, era um sucesso.

O doce fica bem firme, com a textura de um pudim e muito saboroso! Além disso, é uma sobremesa super prática, fácil e econômica de fazer, pois com poucos ingredientes já rende bastante. Acho que este foi um dos primeiros doces que eu aprendi a fazer e agora vou ensinar para você.

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Descasque as espigas de milho, corte as pontas e limpe todas. Com o auxílio de uma faca, retire os grãos de milho bem rente a base para não haver desperdício.
  2. No liquidificador, coloque o milho e o leite. Bata tudo até ficar bem homogêneo.
  3. Peneire essa mistura, despejando-a em uma panela. Esprema o bagaço para não perder nada. Descarte o que sobrar na peneira - pode demorar um pouco, então, utilize o auxílio de uma colher para facilitar.
  4. Acrescente açúcar na panela e leve a mistura a fogo médio, sempre misturando para não grudar no fundo - utilize uma panela grossa para não queimar o doce.
  5. Quando a massa engrossar, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 10 a 15 minutos, continue misturando. Você saberá que está no ponto quando começar a ver o fundo da panela. Desligue o fogo.
  6. Transfira a massa para uma travessa. Espere esfriar e depois leve à geladeira até endurecer.
  7. Se desejar, polvilhe canela por cima e basta servir!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: Não recomendadoGeladeira: 3 diasFreezer/Congelador: Não recomendadoNotas: Dentro de um recipiente com tampa.

Anotações

Você pode ir ajustando o açúcar (aumentando ou diminuindo a quantidade) no decorrer da receita para deixar do jeito que você mais gosta.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 74

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 g

Calorias145 kcal
Gorduras3,87 g
Carboidratos27,33 g
Colesterol10 mg
Fibras1,2 g
Proteinas2,52 g
Godura Saturada2,225 g
Sódio110 mg
Açúcar20,35 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *