Preparos: 10 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 5 porções
Brasileira
Receita de Couve Flor a Milanesa
A couve flor a milanesa é uma ótima opção para quem quer adicionar mais variedade ao cardápio e experimentar novos sabores e texturas. A couve flor em si é um legume muito versátil e nutritivo, que pode ser utilizado em diversas receitas, desde sopas até saladas. Quando empanada e frita, ela se torna uma delícia crocante e dourada por fora, com um interior macio e saboroso.
Quando a gente pensa em verduras e legumes, muitas vezes nos limitamos a consumi-los cozidos ou grelhados, sem experimentar outras formas de preparo. No entanto, é importante lembrar que é possível desfrutar de legumes de forma menos saudável de vez em quando, sem que isso signifique abrir mão de uma alimentação equilibrada.
E esse é, exatamente, o caso dessa deliciosa receita de couve flor a milanesa! Sério, gente, minha tia faz direto para o almoço da família e eu tive que pedir o passo a passo de como fazer, de tão gostosa que é!
Além de ser uma delícia, a couve flor a milanesa é fácil e rápida de fazer. Fica crocante por fora, macia por dentro e a gente ainda pode ser criativo no acompanhamento, eu mesmo adoro servir com uma arroz branco soltinho e um feijão com calabresa, além disso, dá para comer com diversos tipos de molho.
Vamos aprender como fazer uma deliciosa couve flor empanada então, e depois vem me contar se você não amou!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Primeiro, corte a couve-flor em pedaços médios - basicamente separe as “florzinhas” - e retire as folhas e “galhos” extras.
- Cozinhe a couve flor rapidamente até que ela fique mais macia, mas continue firme. Se você for cozinhar no vapor, após a água começar a ferver, deixe por 5 minutos. Mas, se for fazer na água, assim que a água começar a ferver, coloque os pedaços de couve-flor e deixe de 2 a 3 minutos, no máximo - em ambos os casos, retire os pedaços direto em um recipiente com água fria para parar o cozimento.
- Reserve a couve flor cozida.
- Para a massa, em um recipiente, adicione a farinha de trigo, o amido de milho, o fermento e temperos a gosto - eu usei sal, pimenta-do-reino e páprica. Misture para todos os ingredientes secos se incorporarem.
- Depois, acrescente a água bem gelada aos poucos enquanto mistura até a massa atingir o ponto - ela fica bem líquida, mas consistente o suficiente para “grudar” na couve flor.
- Leve uma panela funda com bastante óleo para esquentar no fogo alto.
- Assim que o óleo estiver quente já podemos começar a fritar. Então, pegue um pedaço de couve flor, passe a massa por completo com a ajuda de um garfo, e é só colocar no óleo quente com cuidado. Repita esse passo até a capacidade da panela e até acabar a couve flor.
- Deixe fritando até a massa dourar.
- Assim que a massa estiver dourada, é só retirar em um recipiente com papel toalha para tirar todo o excesso do óleo.
- E está pronto uma deliciosa couve flor a milanesa! Bom apetite!
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 3 diasNotas: É recomendado consumir na hora para manter a crocância.Informação Nutricional
Porção de 100 g
Calorias | 134 kcal |
Gorduras | 9,26 g |
Carboidratos | 10,07 g |
Proteinas | 3,65 g |
Godura Saturada | 0,944 g |
Sugestão de Cardápio
Veja algumas receitas para acompanhar a couve flor a milanesa!