NaColher / Receitas / Lanche

Bolinho de Fubá Frito

Preparos: 10 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 15 porções
Brasileira

Receita de Bolinho de Fubá Frito

Hoje você vai aprender a fazer um bolinho de fubá frito que tem sabor de infância! Diretamente daquelas receitas que as avós faziam para tomar com um café ou com chá, sentado em volta da mesa com a família e com os amigos, falando de tudo.

E, apesar de ser frito – uma friturinha de vez em quando não faz mal a ninguém, vamos ser sinceros – o seu ingrediente principal, o fubá, tem muitos benefícios. O fubá é uma ótima fonte de nutrientes que ajudam com a imunidade, como o ferro, zinco, potássio, fósforo e magnésio. Sem contar que ele ainda auxilia na redução de desenvolvimento de algumas doenças, como diabetes e problemas cardíacos.

bolinho de fuba frito

Pode anotar porque a receita de hoje vai se tornar aquela que você sempre faz quando recebe amigos em casa para um café da tarde gostoso. Seguindo esses passos que vou te passar, o seu bolinho de fubá frito vai ficar sequinho e delicioso!

Você ainda pode mudar a receita conforme as suas preferências, pode temperar a gosto, acrescentar queijo, fazer um bolinho de fuba frito salgado, doce… Como quiser! Uma receita bem versátil e fácil de fazer! Então, bora aprender!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Em uma panela média, coloque óleo suficiente para fritar os bolinhos submergidos. Deixe o óleo esquentar enquanto fazemos a massa - cuidado para não deixá-lo muito quente e nem muito frio, garantindo um bolinho seco e totalmente cozido. quantidade de óleo para fritar os bolinhos
  2. Em uma bacia grande, adicione o ovo, o açúcar e o sal e misture para incorporar todos os ingredientes.
  3. Depois, acrescente o leite e o vinagre - este vai garantir um bolinho de fubá frito bem sequinho, esse é o segredo! - e misture bem com a ajuda de uma colher.
  4. Adicione o fubá mimoso aos poucos enquanto mexe. Comece com 1/3 mais ou menos, misture e continue adicionando até acabar. adicionar uma parte do fubá na massa
  5. Aqui, você precisa observar, se a mistura ficar muito mole, adicione um pouco mais de fubá e se ficar muito dura, um pouquinho de leite - a consistência da massa é um pouco mais firme para conseguirmos criar bolinhas na hora de fritar. Pegue um pouco da massa na colher e veja se ela cai no formato de um bolinho, se sim, está na consistência correta.
  6. Experimente a massa para acertar os temperos a gosto, você pode utilizar o que preferir, deixando o bolinho mais salgado ou mais doce.
  7. Por fim, adicione o fermento e misture mais um pouco para espalhar bem os ingredientes.
  8. Para verificar se o óleo já está quente o suficiente, coloque um pouquinho da massa e observe até ela subir, daí já podemos começar a fritar os bolinhos. Abaixe o fogo e mantenha-o no fogo baixo/médio para não superaquecer o óleo. começar a fritar os bolinhos de fuba frito
  9. Com a ajuda de duas colheres, pegue uma quantidade média em uma das colheres e utilize a outra para tirar o bolinho no formato que preferir. Deixe no fogo até começar a dourar e retire em um papel toalha para absorver todo o óleo em excesso. bolinhos de fuba frito pronto
  10. E pronto, um delicioso bolinho de fubá frito para acompanhar seu cafézinho! Bom apetite!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 1 diaGeladeira: 5 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Coloque os bolinhos em potes com tampa e leve para a geladeira caso não sejam consumidos no mesmo dia.

Anotações

Pode também ser acrescentado queijo ralado, ou se desejar um bolinho doce, adicionar mais açúcar e empanar em uma misturinha com açúcar e canela depois de fritar.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 67

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 40 g

Calorias121 kcal
Gorduras5,6 g
Carboidratos15,33 g
Proteinas2,57 g
Sódio283 mg

Como Fazer Bolinho de Fubá Frito

Aprenda a fazer um bolinho de fubá frito delicioso e sequinho com a Patrícia do canal Família Rocinha Querida!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *