NaColher / Receitas / Doces

Bolacha de Natal

Preparos: 20 minutos
Preparação: 50 minutos
Rende: 30 porções
Alemã

Receita de Bolacha de Natal

Fim de ano chegando e os preparativos para uma festa bem temática e colorida já podem começar! A bolacha de Natal é uma das sobremesas mais tradicionais e que não pode faltar na ceia, não é mesmo?

Imagina criar a tradição de decorar a velha receita de bolacha de natal da vovó com todas as crianças e familiares, passando os costumes de geração para geração? É uma maneira linda de trazer à tona o espírito natalino, transbordando amor em um evento coletivo e divertido.

bolacha de natal

Os biscoitos natalinos surgiram no século passado na Escandinávia, mas logo espalhou-se essa cultura para o mundo todo, inclusive por muitas regiões do Brasil. Eles podem ter formato de pinheiros, de Papai Noel, de presentes e de árvores de Natal. E a melhor parte é que existem muitos sabores e diferenciações em sua preparação e hoje eu vou te ensinar duas receitas de bolacha de natal simples e fácil!

Depois que você aprender como fazer bolacha de natal decorada, vai poder passar essa tradição ainda mais para frente e deixar sua vovó orgulhosa dos dotes culinários da família. Então, vamos aprender o quanto antes porque logo logo o Natal chegará e precisamos estar preparados com comidas deliciosas em nossa mesa!

Bolachas de Natal Decoradas

Receita fácil de bolachas de natal decoradas feitas com uma massa que derrete na boca! Uma ótima opção para animar sua festa de final de ano.
Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. O primeiro passo é fazer a massa. Para isso, em uma tigela, acrescente a farinha, o açúcar e o sal, e mexa para incorporar os ingredientes secos.
  2. Depois, adicione a manteiga gelada picada em pequenos cubos para facilitar a mistura - é importante a manteiga estar gelada, ok? Assim ela derreterá aos poucos enquanto misturamos todos os ingredientes.
  3. Com a ponta dos dedos, comece misturando a manteiga com os ingredientes secos até formar uma espécie de farofa mais grossa e todos os pedaços terem dissolvido na mistura - o segredo é apertar a massa como se estivesse beliscando algo.
  4. Depois, acrescente o ovo batido e a essência de baunilha que é opcional.
  5. Mexa com as mãos até formar uma massa homogênea que não grude quando tocada - evite trabalhar muito a massa, sovando-a, para não desenvolver o glúten da farinha, garantindo uma bolacha mais crocante.
  6. Depois de alguns minutos misturando, você vai reparar que a massa estará quase pronta, mas ainda muito solta, como uma farinha. Para ajudar a alcançar o ponto da massa ideal, adicione água gelada aos pouquinhos enquanto mistura até ela desgrudar de suas mãos.
  7. Para cortar as bolachas, forre uma bancada com um plástico filme, coloque a massa e outro plástico por cima e abra-a com a ajuda de um rolo - abra até a massa alcançar uma espessura de, mais ou menos, 0,5 cm.
  8. Retire o plástico de cima e comece cortando seus biscoitos natalinos no formato que preferir, com a ajuda de cortadores. Coloque as bolachas moldadas em uma forma untada com manteiga - vá juntando as aparas da massa, abrindo-a novamente e reutilizando para mais unidades.
  9. Leve as formas com as bolachas cruas para o congelador por meia hora antes de levá-las ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 a 20 minutos. Fique de olho no forno para não passar do ponto, o ideal é quando a parte de cima começa a craquelar levemente e a base dos biscoitos começam a ficar um pouco douradinhos.
  10. Retire do forno e deixe as bolachas esfriando enquanto você faz o glacê para decoração.
  11. Para o glacê, acrescente a clara, o suco de limão e metade do açúcar de confeiteiro peneirado em uma tigela. Com a ajuda de uma batedeira, comece batendo em velocidade baixa até incorporar todos os ingredientes e vá adicionando o restante do açúcar enquanto continua batendo - se quiser um glacê um pouco mais mole, adicione uma quantidade pequena de água.
  12. O glacê já está pronto para uso, mas se você quiser mais cores, separe em potinhos e utilize corantes comestíveis em gel de sua preferência e de acordo com as decorações que tem em mente.
  13. Para decorar, você pode usar da sua criatividade ou pedir ajuda das crianças para deixar ainda mais interessante! Você pode usar palitos de dente, colheres, confetes ou o que quiser como utensílio - eu utilizei saco de confeiteiro para facilitar, mas fica a sua escolha.
  14. E prontinho! Só deixar o glacê secar e depois colorir a sua ceia com essas bolachas de natal lindíssimas.

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 20 diasGeladeira: 30 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Coloque as bolachas em potes herméticos para garantir que se mantenham crocantes. Você também pode armazenar a massa crua e assar quando quiser.

Bolacha de Natal Macia

Bolacha de Natal bem macia, deliciosa e que rende muito, garantindo que todo mundo coma bem e ainda leve um pouco para casa! Uma ótima opção para presentear pessoas com um docinho caseiro também.

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela grande, acrescente o leite morno, os ovos e as gemas, e bata bem com um fouet.ovo e leite para massa
  2. Depois, adicione a nata, a manteiga e misture bem.adicionar nata e manteiga na mistura da massa
  3. Acrescente na mistura, a essência de baunilha e uma parte da farinha primeiro para dar consistência. Logo após, coloque o açúcar e misture novamente.
  4. Dessa vez, com as mãos, vá misturando enquanto adiciona o restante da farinha aos poucos até a massa alcançar o ponto desejado. Quando a massa ficar mais consistente, passe-a para uma bancada polvilhada com farinha e termine a sova - o ponto ideal é uma massa macia, lisinha e homogênea que não gruda nas mãos.passa no ponto certo para cortar
  5. Em uma superfície com farinha, abra a massa e corte em formatos que desejar com cortadores ou outros objetos, como um copo - a dica é porcionar a massa para ajudar na hora de abri-la.moldando as bolachas de natal
  6. Coloque as bolachas cortadas em uma forma untada com manteiga e farinha e leve-a ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até dourar a parte de baixo da bolacha.
  7. Enquanto isso, para fazer o glacê de decoração, adicione a clara e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo baixo e mexa bem para derreter o açúcar - muito cuidado para não cozinhar a clara.
  8. Assim que o açúcar estiver dissolvido, leve o creme para uma batedeira e bata por, mais ou menos, 15 minutos. Na metade do tempo, adicione o suco de limão ou vinagre para ajudar a dar ponto no glacê - o ponto ideal é um glacê firme.Glacê batido
  9. Com tudo pronto, chegou o momento de decorar! Utilize uma faca ou colher para passar o glacê nas bolachas. Você também pode usar granulados ou açúcar colorido para deixar bem bonito.
  10. E pronto! Bom apetite!

Armazenamento:

Temperatura ambiente: 20 diasGeladeira: 30 diasFreezer/Congelador: 90 diasNotas: Coloque as bolachas em potes herméticos.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 54

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 1 unidade

Calorias72 kcal
Gorduras3,16 g
Carboidratos10,18 g
Colesterol8 mg
Fibras0,1 g
Proteinas0,76 g
Sódio54 mg
Açúcar5,66 g

Sugestão de Cardápio

Veja outras receitas para acompanhar a sua bolacha de natal!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *