Preparos: 10 minutos
Preparação: 20 minutos
Rende: 2 porções
Brasileira
Receita de Bife ao Molho Madeira
Você também já deixou de fazer um prato que gosta muito por achar que seria muito difícil prepará-lo? O bife ao molho madeira é um dos favoritos da minha irmã e fiquei indignada quando ela disse que era muito complicado de se fazer. Para desmistificar isso, hoje eu trago essa receita deliciosa e super fácil de fazer!
O bife ao molho madeira é muito querido nos restaurantes, dos mais chiques até os mais simples, sendo facilmente encontrado em self-services. Originalmente, ele é feito com o vinho madeira, mas você também pode utilizar o vinho tinto seco para fazer uma versão mais econômica.
Protagonista de pratos refinados na monarquia europeia, o molho madeira tradicional era feito com aipo, alho poró, cenoura e ervas adicionadas ao caldo de carne que era cozido por algumas horas e, por último mas não menos importante, o vinho da Ilha da Madeira (localizada no litoral português).
Como vocês podem perceber, bife ao molho madeira passou por algumas adaptações ao longo do tempo. Outra mudança é que, originalmente, ele é servido com filé mignon, mas você pode utilizar qualquer outra carne macia do seu agrado. Isso também visa tornar a receita mais econômica.
Aqui no Nacolher, já postamos uma receita com mais opções de molho madeira, desde o mais simples até o clássico original. Confira o site para ver qual receita mais te agrada!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Pique a cebola, a cenoura, os alhos, o talo de alho-poró, as folhas de tomilho e os cogumelos. Reserve.
- Em uma panela já quente, jogue azeite e coloque os ossos de rabada para dourar em fogo alto.
- Quando estiver dourada, adicione os legumes picados e misture tudo. Deixe refogar por cerca de 6 minutos até dourar.
- Ainda em fogo alto, adicione o extrato de tomate. Misture bem para caramelizar todos os ingredientes.
- Coloque meia taça de vinho, sempre misturando bem para evitar que algum ingrediente grude no fundo da panela.
- Adicione água, cogumelos e pimenta. Misture tudo e deixe ferver. Depois, abaixe o fogo e deixe o caldo reduzir um pouco. Reserve.
- Tempere o bife com sal, pimenta e azeite dos dois lados - lembrando que você pode usar qualquer carne macia, mas o molho combina muito bem com filé mignon.
- Em uma frigideira quente, jogue azeite e coloque o bife para dourar em fogo alto por cerca de 4 minutos. Desligue o fogo, coloque a manteiga e banhe a carne com ela para terminar de dourar. Reserve.
- Limpe a frigideira com um papel toalha, jogue azeite e manteiga novamente e adicione cogumelos. Tempere com pimenta e sal.
- Adicione uma taça de vinho na frigideira, misture bem e deixe cerca de 3 minutos no fogo alto. Reserve em um pote.
- Na mesma frigideira, coloque manteiga e farinha de trigo e misture em fogo médio.
- Adicione o caldo, filtrando os pedaços de carne e legumes. Tempere com sal e pimenta. Com um fouet, misture bem até engrossar o molho, tudo em fogo baixo.
- Adicione os cogumelos com vinho reservado e misture. Coloque o bife e banhe-o com o molho. Desligue o fogo - ou você pode servir o bife no prato com o molho na hora de comer.
- Para finalizar, você pode picar o ciboulette (uma cebolinha mais fina) para decorar o prato.
- Depois, basta servir.
Armazenamento:
Temperatura ambiente: 6 horasGeladeira: 5 diasFreezer/Congelador: 3 mesesNotas: Dentro de um recipiente de vidro com tampa.Anotações
Informação Nutricional
Porção de 300 g
Calorias | 276 kcal |
Gorduras | 7,3 g |
Carboidratos | 16 g |
Fibras | 1,4 g |
Proteinas | 37 g |
Godura Saturada | 2,500 g |
Sódio | 473 mg |
Sugestão de Cardápio
Confira algumas receitas para acompanhar o seu bife ao molho madeira.