NaColher / Receitas / Acompanhamentos

Paçoca de Carne Seca

Preparos: 10 minutos
Preparação: 60 minutos
Rende: 1 porções
Brasileira

Receita de Paçoca de Carne Seca

Você também ama preparar receitas que eram feitas antigamente? Eu amo! Resgatar as raízes e saber como as pessoas cozinhavam quando não existiam as facilidades do dia a dia, como a geladeira, me encanta! E hoje eu vou compartilhar com você como fazer a Paçoca de Carne Seca.

De origem do Norte do Brasil, a Paçoca de Carne Seca era preparada, principalmente, quando uma família ia viajar por longos dias e precisava se alimentar. Já imaginou isso? Antigamente não existiam restaurantes no caminho, realizado com cavalos ou jegues, e as pessoas precisavam de um alimento que garantisse sustância e que fosse nutritivo.

Você acredita que carne fresca mesmo só era consumida no dia que abatiam o gado? Depois, as pessoas precisam salgar toda a carne para não estragar e desperdiçar o alimento. Por isso, essa receita de Paçoca de Carne Seca é tão especial! Geralmente o consumo era no café da manhã e acompanhava uma banana – para ajudar a engolir e não ter problemas de engasgamento. Sabe né? Levar suco em uma viagem não era tão fácil como hoje.

Ou seja, hoje é dia de resgatar um pouco a história e as raízes da gastronomia da região do Norte. Vem comigo aprender a fazer a Paçoca de Carne Seca e surpreenda todos! Eu tenho certeza de que você não vai se arrepender!

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Primeiro, você vai precisar dessalgar a carne seca. Corte-a em cubos, de aproximadamente 7 centímetros, para ajudar no processo e ao mesmo tempo manter o sabor. Lave bem em água corrente e coloque em uma tigela.
  2. Agora acrescente água, até cobrir por inteiro toda a carne seca e coloque na geladeira por cerca de 24 horas (um dia inteiro). Troque a água pelo menos uma vez durante essas 24 horas.
  3. Depois desse período, jogue a água fora do dessalgue e coloque em uma panela de pressão - adicionando um pouco de água, até cobrir a carne seca. Leve ao fogo médio, por aproximadamente 10 minutos. Isso vai facilitar o amolecimento da carne seca. Reserve.
  4. No liquidificador, coloque a farinha de puba e bata até ficar bem fininha. Coloque em uma tigela e reserve. Se preferir fazer como antigamente, use um pilão e com o socador comece a bater a farinha - também até ficar bem fininha.
  5. No liquidificador ou até mesmo em um processador de alimentos, coloque a carne seca e bata tudo, até ficar bem desfiadinho. Reserve.
  6. Em seguida, escolha uma panela alta e coloque a banha de porco. A banha pode ser comprada também em supermercado. Ligue o fogo, em temperatura baixa, e deixe a banha de porco amolecer - sempre mexendo com uma colher de pau ou de sua preferência. Coloque a cebola e frite, até começar a ficar douradinhas.
  7. Agora pegue a farinha de puba que foi batida no liquidificador e coloque aos poucos na panela. Você pode intercalar colocando um pouco da farinha e um pouco da carne seca também. Dessa forma os preparos ficarão mais práticos.
  8. Mexa bem, até todos os ingredientes ficarem misturados. Pronto, agora é se deliciar com essa receita MARAVILHOSA!

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 55

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 g

Calorias187 kcal
Gorduras8,5 g
Carboidratos5,81 g
Colesterol51 mg
Fibras0,5 g
Proteinas21,11 g
Sódio673 mg

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *