NaColher / Receitas / Bebidas

Vinho Quente

Preparos: 2 minutos
Preparação: 15 minutos
Rende: 6 porções
Brasileira

Receita de Vinho Quente

Frio, festa de São João, a tal festa junina chegando e nada mais gostoso do que um vinho quente, não é mesmo?

Antigamente nossa família inteira do lado materno se reunia no sitio dos meus avós, como éramos mais de 30 pessoas no total, preparamos uma fogueira, barraquinhas e até bingo para nos divertimos na época das festas juninas, fazíamos nossa própria festa de São João. E como toda festa junina tradicional, preparamos vários doces, salgados típicos e o famoso vinho quente simples.

Aqui no Nacolher você vai encontrar varias outras receitas típicas, uma das ultimas delicias que postei foi o bolo de milho para festa junina, vai me dizer que um pedaço de bolo com um copo de vinho quente não seria a combinação perfeita?

receita de vinho quente

Você sabia que essa receita não é de origem brasileira? Ela já vem de muitos anos – na verdade, de séculos. A receita de vinho quente se originou no século II, foi criada pelos romanos, que esquentavam o vinho para proteger seus corpos contra o inverno. Nos séculos seguintes, essa bebida foi se espalhando pelo mundo, onde em inglês era conhecida como mulled wine, em alguns países o vinho quente foi ganhando mais sabor, onde já era preparado com com mel e especiarias.

vinho quente simples

Mas como o vinho quente chegou ao Brasil? Pelos portugueses.
Na Europa, havia várias festas durante o solstício de verão, que marcavam o início das colheitas, onde o vinho quente era muito consumido. Ao decorrer deste período, Juno, esposa de Júpiter na mitologia romana, era homenageada, em celebrações conhecidas como Junônias. Este exato período coincide também com as datas que homenageiam o nascimento de João Batista e de outros santos para a Igreja Católica, todos comemorados no mês de junho. Foi então que nesta época a Igreja Católica oficializou as comemorações e deu a elas o nome de “Joaninas”, uma referência a João. Acabou-se trazendo a tradição para o Brasil, que até hoje mantém as festas e as iguarias, e por aqui receberam o nome de juninas.

Chega de aula de historia, bora aprender como fazer vinho quente?

Conversor de Medidas para Ingredientes:

Lista de Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Numa panela, coloque o cravo, a canela em pau e todo o açúcar e o vinho. Misture sem parar até o açúcar derreter completamente - se desejar bem doce, adicione mais. juntando os ingredientes dentro da panela para fazer o vinho quente
  2. Leve a panela com o vinho ao fogo alto, adicione as rodelas de laranja, e se desejar adicione mais uma casca de laranja e cubinhos de maçã.
  3. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe ferver por 8 minutos.fervendo o vinho quente
  4. Desligue o fogo e sirva em seguida.

Observações e dicas

Você pode preparar a sua receita de vinho quente simples ou adicionar pedaços de maça, ou pedaços de abacaxi, ou pimenta preta e casca de limão e bastante açúcar mascavo, você também pode fazer com vinho seco e ½ fava de baunilha. E para um vinho quente sem álcool, troque o vinho por suco de uva integral.

O que você achou dessa receita?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 110

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Informação Nutricional
Porção de 100 ml

Calorias106 kcal
Gorduras0,2 g
Carboidratos17 g
Proteinas0,5 g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *