Preparos: 70 minutos
Preparação: 30 minutos
Rende: 20 porções
Brasileira
Receita de Massa de Esfiha Fechada
Ela que é de origem árabe, que foi desenvolvida na Síria e difundida pelo Líbano. A esfiha chegou ao Brasil com os imigrantes árabes (sírio-libaneses) entre os séculos XIX e XX. E hoje eu vou te ensinar como fazer massa de esfia fechada super fofinha e simples.
Convidei alguns amigos para virem em casa hoje e a primeira ideia que me veio a cabeça foi preparar massa de esfiha fechada. Essa massa é basicamente uma massa básica para preparar salgados assados, uma massa leve, fofinha e fácil de fazer.
A maiorias das pessoas acham que para fazer uma massa de esfiha fechada profissional tipo aquelas do padaria e lanchonete, será necessário um padeiro profissional com um forno industrial para preparar uma boa massa, ou que os ingredientes devem ser caros e impossíveis de achar em super mercado comum. Mas não é nada disso, mal sabem elas que só é preciso água, leite, farinha, fermento, óleo e açúcar para uma fazer uma receita de esfiha fechada macia e saborosa.
Essa receita sem duvidas é perfeita para você que quer economizar, mas sem deixar de ter qualidade e sem abrir mão do sabor.
Para quem quer ganhar uma renda extra, ou já está no ramo de vender salgados, a receita de massa de esfiha fechada é ideal. Seja criativo no recheio e aproveite. Dá até pra fazer mini esfiha fechada e preparar para festas em geral, ficam lindas.
E ai vai uma dica para ser sucesso de vendas, prepare recheios gourmet como bacalhau, camarão com creme branco ou brócolis com queijo gorgonzola, ficam incríveis!
Lista de Ingredientes
Modo de Preparo
- Dentro de um recipiente grande coloque a água morna, o leite morno e o fermento seco - ou 30g de fermento biológico fresco. Misture com um batedor de arames por aproximadamente 2 minutos ou até dissolver o fermento completamente.
- Acrescente o açúcar, o sal e o óleo. Misture para ir dissolvendo os ingredientes.
- Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo e misturando constantemente com uma colher de pau. Misture até a massa ficar modelável. Se necessário misture com as mãos.
- Transfira a massa para uma bancada lisa, limpa e enfarinhada com farinha de trigo. Comece a sovar a massa.
- Para sovar: Use a parte mais forte das mãos — a base da palma, aquela parte que fica entre o seu pulso e a altura do dedão. Afunde bem as mãos ao mesmo tempo na massa, empurrando-a para a frente. É esse processo que ajuda o glúten a se desenvolver. Continue sovando até que a massa fique elástica, sem quebrar e sem grudar nos dedos (um pouco parecida com uma bola de chiclete — você puxa e a massa estica).
- Molde a massa em formato de bola, volte para o recipiente, cubra e deixe descansar dentro do forno desligado por 40 minutos ou até a massa dobrar de tamanho. Enquanto isso prepare o recheio de sua preferencia.
- Depois corte a massa no tamanho que preferir fazer as esfihas - se tiver uma balança de alimentos, use-a para fazer todas no mesmo tamanho.
- Para modelar, pegue as porções de massa e molde em bolinhas. Com um rolo de pizza ou com uma garrafa de vinho, abra a bolinha formando um circulo.
- Coloque o recheio no centro. Molhe os dedos com água, umedeça as pontas da massa, pegue duas partes da massa e junte no centro, junte também com essas duas pontas, a ponta que sobrou.
- Aperte bem as pontas dos três lados que se juntaram no centro. Faça isso com toda as outra - outra forma de modelar é fazer dois triângulos de massa fina e juntar um sobre o outro, apertar as pontas e cortar o excesso.
- Unte uma forma grande com margarina ou manteiga e acomode as esfihas com as pontas amassadas viradas para baixo.
- Deixe descansar por 30 minutos dentro do forno desligado. Depois pincele as esfihas com gema de ovo ligeiramente batida.
- Leve para assar em forno preaquecido a 200°C por 30 minutos ou até dourarem. Sirva.
Informação Nutricional
Porção de 50 g
Calorias | 92 kcal |
Gorduras | 3,5 g |
Carboidratos | 12 g |
Colesterol | 15 mg |
Fibras | 1,7 g |
Proteinas | 3,6 g |
Godura Saturada | 2,5 g |
Sódio | 203 mg |
Açúcar | 1,7 g |
A MELHOR MASSA DE ESFIHA QUE EU JÁ FIZ NÃO TROCO POR OUTRA
Receita da Cozinhando com a Ly - Se vc gosta de salgado com a massa leve macia e saborosa. Essa receita é perfeita e faz o maior sucesso. Experimente.
Sugestão de Cardápio
Veja outras receitas para servir com a sua massa de esfiha fechada.
Receita maravilhosa, a melhor que fiz até hoje. Parabéns
Maravilhosa 😍😍😍
Adorei nunca tinha acertado a mão 😁 para massa de esfiha, muito obrigado por compartilhar , muito boa mesmo amei 🙏🏾😊☺️
Massa top Deus abençoe
Fiz pela primeira vez, ficou muito bom.
Massa leve, estou pensando em fazer pra vender.
Gostei da receita foi fazer